A influência digital no processo de decisão de compra de vestuário dos estudantes de graduação de um instituto federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1571

Palavras-chave:

Consumo, Digitais influencers, Marketing de influência, Público universitário.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel dos influenciadores digitais de Passos (MG) no processo de decisão de compra e escolha de vestuário dos estudantes de graduação do IFSULDEMINAS – Campus Passos. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas objetivas e dissertativas. A sistematização dos dados ocorreu com o uso de técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo (AC). As evidências encontradas indicam que o consumo satisfaz as necessidades cotidianas das pessoas, sendo influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. O processo decisório de compra ocorre em cinco estágios: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. O marketing de influência é uma prioridade para as marcas devido ao seu retorno positivo, já que os consumidores confiam mais em recomendações sociais do que em comunicações tradicionais de marketing. Essa estratégia tornou-se relevante, pois os influenciadores digitais têm o poder de interferir nas decisões de compra dos consumidores, especialmente das gerações Millennials e Z, que estão altamente conectadas às mídias sociais. No entanto, é essencial que as empresas escolham os influenciadores de forma estratégica, alinhando-os ao público-alvo e à imagem da marca. Em relação à análise da percepção sobre os influenciadores digitais entre o público universitário, destaca-se que a maioria dos participantes não conhece influenciadores da cidade e, por isso, não os segue.

Biografia do Autor

Maria Bárbara Correa Lemos, Instituto Federal do Sul de Minas

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Endereço eletrônico: maria.lemos@alunos.ifsuldeminas.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-7585-5701. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2330688590320634.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutor em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Passos, Minas Gerais, Brasil.  Endereço eletrônico: joao.sarno@ifsuldeminas.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8815-4773. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5217806842201673.

João Marcos Fernandino Evangelista, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Municipal de Franca. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Passos, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico: joao.evangelista@ifsuldeminas.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9952-5880. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1186258343539039.

Júlio Cézar da Silva, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestre em Desenvolvimento Regional, Rural e Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Passos, Minas Gerais, Brasil. Correio eletrônico:  julio.silva@ifsuldeminas.edu.br.Orcid:https://orcid.org/0000-0002-1644-6053. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8716262053583941.

Alyce Cardoso Campos, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Passos, Minas Gerais, Brasil. Endereço eletrônico:alyce.campos@ifsuldeminas.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6903-9542. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6701293188250747.

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Publicado

2025-04-16

Como Citar

LEMOS, Maria Bárbara Correa; CARVALHO, João Francisco Sarno; EVANGELISTA, João Marcos Fernandino; SILVA, Júlio Cézar da; CAMPOS, Alyce Cardoso. A influência digital no processo de decisão de compra de vestuário dos estudantes de graduação de um instituto federal. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1571, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1571. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1571. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

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