Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29p

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do software Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.Palavras-chave: Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.

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Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestre em Educação Matemática; Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

GOUVEIA, Relicler Pardim. Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 2, p. 19–29, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/414. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico