Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29pResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do software Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.Palavras-chave: Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.Downloads
Métricas
Referências
BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. 128 p. Tradução: Camila Bogéa.
CARNEIRO, Constantino Pinto Pereira. O Contributo da Linguagem Logo no Ensino e Aprendizagem de Geometria. 2005. 126f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Minho, Braga. 2005.
ESTEVAM, Everton José Goldoni; FÜRKOTTER, Monica. (Res)Significando gráficos estatísticos no Ensino Fundamental com o software SuperLogo 3.0. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, p.578-597, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewArticle/4287. Acesso em: 10 mar. 2014.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico‐cultural. In: 2° SIMPÓSIO HIPERTEXTOS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MULTIMODALIDADE E ENSINO, 2., 2008, Recife. Anais – 2º Simpósio Hipertextos e Tecnologias na Educação Multimodalidade e Ensino. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008. v. 1, p. 1 - 13.
MOTTA, Marcelo Souza. Contribuições do Superlogo ao Ensino da Geometria do Sétimo Ano da Educação Básica. 2008. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais. 2008.
OLIVEIRA, Ádamo Duarte de. Reconstruindo o Conceito de Paralelogramo com o Software KLOGO: uma experiência com professores de Matemática. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande - MS, 2012. Disponível em: http://www.edumat.ufms.br/gestor/titan.php?target=openFile&fileId=211. Acesso em: 7 jul. 2015.
PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, [s.l.], n. 4, p.53-77, 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38644.
VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p.15-37.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 234 f. Tese (Livre Docência) - Curso de Educação, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 2005.
VALENTE, José Armando. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s.l.], v. 7, n. 12, p.139-142, fev. 2003a. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832003000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10 mar. 2015.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, Comunicação e Aprendizagem com o Computador. 2003b. Disponível em:http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf. Acesso em: 10 maio 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Relicler Pardim Gouveia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.