Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29pAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do software Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.Palavras-chave: Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.Downloads
Metrics
References
BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. 128 p. Tradução: Camila Bogéa.
CARNEIRO, Constantino Pinto Pereira. O Contributo da Linguagem Logo no Ensino e Aprendizagem de Geometria. 2005. 126f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Minho, Braga. 2005.
ESTEVAM, Everton José Goldoni; FÜRKOTTER, Monica. (Res)Significando gráficos estatísticos no Ensino Fundamental com o software SuperLogo 3.0. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, p.578-597, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewArticle/4287. Acesso em: 10 mar. 2014.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico‐cultural. In: 2° SIMPÓSIO HIPERTEXTOS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MULTIMODALIDADE E ENSINO, 2., 2008, Recife. Anais – 2º Simpósio Hipertextos e Tecnologias na Educação Multimodalidade e Ensino. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008. v. 1, p. 1 - 13.
MOTTA, Marcelo Souza. Contribuições do Superlogo ao Ensino da Geometria do Sétimo Ano da Educação Básica. 2008. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais. 2008.
OLIVEIRA, Ádamo Duarte de. Reconstruindo o Conceito de Paralelogramo com o Software KLOGO: uma experiência com professores de Matemática. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande - MS, 2012. Disponível em: http://www.edumat.ufms.br/gestor/titan.php?target=openFile&fileId=211. Acesso em: 7 jul. 2015.
PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia da Silva. Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, [s.l.], n. 4, p.53-77, 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38644.
VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p.15-37.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 234 f. Tese (Livre Docência) - Curso de Educação, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 2005.
VALENTE, José Armando. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s.l.], v. 7, n. 12, p.139-142, fev. 2003a. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832003000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100010. Acesso em: 10 mar. 2015.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, Comunicação e Aprendizagem com o Computador. 2003b. Disponível em:http://files.atividadesvalentim.webnode.com/200000044-bbc25bcbb3/VALENTE_2005.pdf. Acesso em: 10 maio 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Relicler Pardim Gouveia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













