Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71pKeywords:
Ensino, Lógica de programação, Robótica Educacional.Abstract
Este artigo tem como objetivo a divulgação dos resultados da pesquisa de mestrado feita no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Araguaína, e teve como objetivo principal o uso da robótica educacional para promover a contextualização e articulação da teoria com a prática no ensino-aprendizagem de lógica de programação. Para alcançar tal objetivo, foi realizada, no ano de 2020, uma oficina com uma turma de 31 alunos do curso técnico de informática integrado ao ensino médio, de forma remota, devido à crise sanitária do coronavírus. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFTO e, como resultado, foi criado um Produto Educacional em formato de livro eletrônico como material de apoio para os professores no ensino de lógica de programação. O desenvolvimento do trabalho consistiu em uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método uma pesquisa documental e de campo. Para o levantamento dos dados, foram feitas entrevistas, uso de questionários e observação. A análise dos dados se utilizou da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, podemos afirmar que a robótica é uma ferramenta potencializadora para o aprendizado de lógica de programação e proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades buscadas por documentos orientadores da educação nacional como a Base Nacional Comum Curricular.Downloads
Metrics
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAMPOS, F. R. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
CHITOLINA, R. F; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educação, Formação & Tecnologias, 9 (2), 56-65, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Campus Araguaína. Projeto Pedagógico Curricular – PPC do curso técnico em informática. Disponível em: http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus-araguaina/tecnico-em-informatica-integrado-ao-ensino-medio. Acesso em: 11 jun. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
MILL, D.; CÉSAR, D. Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 27, n. 1, 217-248, 2009.
MOREIRA, M. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2017.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 1994. 210 p.
PINTO, M.C. Aplicação de Arquitetura Pedagógica em curso de robótica educacional com Hardware Livre. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SENRA, C.; BRAGA, M.; MEDINA, M. A formação de uma comunidade de prática a partir da robótica educacional. X Congreso Internacional sobre Investigación en didáctica de las Ciencias, ISSN (DIGITAL): 2174-6486, 2017.
TORRES, V. P.; AROCA, R. V.; BURLAMAQUI A. F. Ambiente de programação baseado na web para robótica educacional de baixo custo. HOLOS, Ano 30, v. 5, 2014.
WING, J. Computational thinking. Communications of ACM, v. 49, n. 3, p. 33-36, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Paulo Ricardo da Silva Pontes, Valcí Ferreira Victor

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













