O uso do jogo “The Paper Ball Launcher” como estratégia didática nas aulas de lançamento de projéteis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.112-125p

Keywords:

Gamificação, jogos digitais, Física, ensino aprendizagem, ensino médio.

Abstract

Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de gamificação para o ensino de Física com a proposta do jogo The paper ball launcher como ferramenta didático-pedagógica digital para facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de lançamento horizontal e oblíquo. Os jogos fazem parte do nosso cotidiano, sendo utilizados para diversão, ludicidade e estímulo à construção de novos conhecimentos. Dessa forma, fascinam crianças, jovens e adultos. Os avanços da tecnologia possibilitaram desenvolver os jogos digitais, que agregam, no contexto educacional, ao cotidiano das crianças e dos jovens. Os jogos educacionais têm como foco facilitar o processo de ensino-aprendizagem e são embasados por parâmetros pedagógicos. A metodologia desta pesquisa consistiu na elaboração de aulas unindo os conteúdos programáticos da disciplina com gamificação. Posteriormente, foi aplicado um questionário com o intuito de verificar a motivação dos estudantes e a assimilação dos conceitos. As aulas foram ministradas favorecendo os momentos para os estudantes construírem e verificarem seus conhecimentos jogando. Os resultados demonstraram o aumento do interesse dos estudantes pelas aulas de Física, apontando maior motivação para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados positivos desta pesquisa indicam a necessidade de os professores incluírem a gamificação nas aulas de Física, aproximando o ensino ao contexto dos estudantes e tornando a educação uma atividade desafiadora e prazerosa.

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Author Biographies

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física.

Lohan Pereira dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual jose nezio ramos(2014). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Atualmente licenciando do Curso de Física do IFTO.

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Published

2022-01-13

How to Cite

CASTILHO, Weimar Silva; DOS REIS, Lohan Pereira. O uso do jogo “The Paper Ball Launcher” como estratégia didática nas aulas de lançamento de projéteis. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 6, n. 1, p. 112–125, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.112-125p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1124. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico