Educação Ambiental e Saúde: ações de combate ao Aedes aegypti em uma escola pública de Araguaína, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.44-55pPalabras clave:
Aedes aegypti. Arboviroses. Ensino. Prevenção. Problemas socioambientais.Resumen
O estudo objetivou realizar uma sensibilização, em educandos dos ensinos Fundamental e Médio, em relação à propagação de arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, levando em consideração o fato de que essas doenças virais possuem como vetor o mosquito Aedes aegypti (Ae. aegypti). Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, e foi realizada com estudantes de dois níveis de ensino. A coleta dos dados foi feita por meio de uma campanha de prevenção sobre a proliferação do vetor dessas enfermidades, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Polícia Militar do Estado do Tocantins, seguida da aplicação de um questionário, aplicado via Google Forms, contendo oito questões, sendo elas objetivas e subjetivas. Todas as ações descritas neste artigo estão articuladas com os documentos norteadores da Rede Pública Estadual de Ensino do Tocantins, com o Documento Curricular do Estado do Tocantins (DCT/TO), e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, tal procedimento se encontra conectado ao desenvolvimento de ações situadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição educacional Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima. Os resultados reportaram que a abordagem, neste viés, contribui para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes, além de fomentar o trabalho coletivo e a sensibilização sobre as questões socioambientais. Assim, este estudo traz à tona a importância de temas que envolvam educação e saúde serem debatidos nas unidades de ensino, pois podem acarretar reflexões e discussões entre os estudantes, a fim de sensibilizá-los quanto à importância da prevenção contra o mosquito Ae. aegypti.Descargas
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