Recursos tecnológicos: o uso do e-book como produto educacional
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.77-85pKeywords:
E-book. Educação. Produto educacional. Recursos tecnológicos.Abstract
Este artigo aborda o uso de e-books como recursos tecnológicos no contexto educacional, destacando seu potencial para apoiar o desenvolvimento dos alunos. O objetivo é compreender como o e-book pode ser utilizado como produto educacional, baseando-se em teorias pedagógicas e demandas do mercado educacional atual, com ênfase na perspectiva dos autores brasileiros. Para isso, o artigo discute a evolução dos métodos de aprendizagem, define recursos tecnológicos e analisa a utilidade dos e-books no ensino. Os resultados mostraram que seu uso como recurso de desenvolvimento educacional se mostra relevante para o progresso dos alunos em sala de aula. A possibilidade de acesso a uma grande variedade de conteúdos de maneira prática e dinâmica, além do estímulo ao hábito da leitura e da pesquisa, são aspectos que contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.Downloads
Metrics
References
BRITO, J. N.; SABARIZ, A. L. R. Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais. São João Del Rei, MG: UFSJ, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MAYER, R. J. Multimedia learning: 20 years of research and theory. New York: Cambridge University Press, 2019.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2017.
RUIZ, L. et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 2014. ISBN 978-987-3810-04-6.
SANTOS, A. I. dos. Recursos Educacionais Abertos no Brasil: o estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]. Tradução: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzena. Porto Alegre: Penso, 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Laiton Garcia dos Santos, Rafael Fernandes de Mesquita

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













