A pedagogia, a pesquisa e suas articulações na formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.20-29pAbstract
Desde a sua regulamentação, o curso de Pedagogia vem sofrendo alterações no que diz respeito à atuação do docente quanto aos conteúdos curriculares. Nesse sentido, buscou-se analisar a evolução do curso para constatar a importância da prática de pesquisa e suas articulações para a estruturação do seu currículo, e também para analisar os desdobramentos da práxis pedagógica ao longo dos anos diante da prática de pesquisa. Utilizou-se a metodologia de pesquisa documental e bibliográfica para o levantamento dos dados. Os resultados revelam que: o curso de Pedagogia ampliou-se consideravelmente nos últimos anos; no currículo, enfatizou-se a prática pedagógica; na atuação do pedagogo, observou-se a construção de uma identidade importante diante dos desafios do século XXI; e identificou-se também que a pesquisa na formação do pedagogo é um dos principais artefatos para o aperfeiçoamento da práxis pedagógica.Palavras-chave: Currículo. Pedagogia. Pesquisa. Práxis pedagógica.Downloads
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