A representação social da profissão docente entre licenciandos de Sociologia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ

Authors

  • Rodrigo de Souza Pain Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Afrânio de Oliveira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.244-255p

Keywords:

Representação social. Carreira docente. Sociologia. UERJ. Licenciatura.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo perceber a representação social da carreira docente com os estudantes do curso de licenciatura em Sociologia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira, da UERJ. Os licenciandos não são ouvidos pela comunidade escolar e sentem-se perdidos no processo de desenvolvimento de sua atividade profissional. Através de entrevistas, os estudantes puderam relatar suas experiências e angústias. Como resultados, a falta de prestígio social da profissão de professor caracteriza um período difícil de desvalorização da educação e do próprio processo educativo. A diminuição progressiva de investimentos em políticas públicas voltadas para a educação traz forte cenário de dúvida, perplexidade, e os licenciandos, que estão no início do caminho para o magistério sentem intensamente essa oscilação. Percorremos a história da disciplina de Sociologia no contexto escolar no Brasil para apontar a descontinuidade no ensino escolar e também importante questões que envolvem a representação social e a formação nessa área do conhecimento. A metodologia foi um survey com a finalidade de descrição, com a preocupação principal de buscar a distribuição de certos traços e atributos dos licenciandos de Ciências Sociais da UERJ. Destacamos a Universidade e em especial a Sociologia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira como importante referência em pesquisa e extensão. E, assim, apontamos os desafios que os futuros professores percebem em relação a profissão tão importante ao desenvolvimento do país.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Afrânio de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

References

BOURDIEU, Pierre. La Sociologia es uma ciência? In: La recherche, n. 331, 2000.

CAMILO, Eliani Juraski. “A qualidade ‘de dentro’ na / da pesquisa qualitativa em educação no Sul do Brasil”. Educar em Revista. Curitiba, v.33, n.65, jul/set, 2017, p.137-148.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso Xavier de. “A trajetória histórica da luta pela introdução de Sociologia no Ensino Médio no Brasil”. In, CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. Sociologia e Ensino em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, p.17-61.

CIGALES, Marcelo e ENGERROFF, Ana Martina Baron. “Uma cartografia do capital social dos pioneiros da Sociologia no Brasil: um estudo sobre os manuais escolares”. In MAÇAIRA, Julia Polessa e FRAGA, Alexandre Barbosa. Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

DEMO, Pedro. Pesquisa; princípio científico e educativo. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DURKHEIM, Emile. O suicídio: estudo da Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_________________. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FERREIRA, Walace. Entrevista com o coordenador de Sociologia do CAp-UERJ, 2009.

FOUCAULT, Michel. Madness and civilization: A history of insanity in the age of reason. Londres: Tavistock, 1971.

HANDFAS, Anita. Formação de professores de Sociologia: reflexões sobre diferentes modelos formativos. In: HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes. A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009, p.187-196.

JODELET, Denise. La representación social: fenómenos, concepto y teoria. In: MOSCOVICI, S. (org). Psicologia Social. Barcelona, 1985.

MENDES, Rogério. “A Sociologia no ensino básico: desafios e dilemas”. In: HANDFAS, Anita e OLIVEIRA, Luiz Fernandes. A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982

MORAES, Amaury César e GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. “Metodologia de Ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM – Sociologia”. Coleção Explorando o Ensino. Ministério da Educação, Brasília, 2010.

MOREIRA, Helena Maria Alves e LINS, Mônica Regina Ferreira. “O CAp-UERJ e a educação integral – Reflexões sobre o espaço e tempo escolar”. X Simpósio educação e sociedade contemporânea: desafios e propostas. Rio de Janeiro, UERJ, 2016.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. “A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea”. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2002.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. “O ensino das Ciências Sociais/ Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas”. Coleção Explorando o Ensino. Ministério da Educação, Brasília, 2010.

TOMAZZI, Nelson Dacio. “Conversa sobre Orientações Curriculares Nacionais (OCNs)”. Revista Cronos, UFRN, v.8, n.2, Natal, jul/dez, 2007.

UERJ. Projeto Político Pedagógico do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), Rio de Janeiro, 2013.

Published

2020-07-01

How to Cite

PAIN, Rodrigo de Souza; SILVA, Afrânio de Oliveira. A representação social da profissão docente entre licenciandos de Sociologia do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 3, p. 244–255, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.244-255p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/619. Acesso em: 19 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico