Mapeamento do perfil e da produção científica dos(as) reitores(as) dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i2.6-12pKeywords:
Institutos Federais. Produção científica. Reitores(as).Abstract
O presente estudo objetiva traçar o perfil e a produção científica dos(as) reitores(as) dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. É importante caracterizar o perfil desses dirigentes, a função estratégica de definição de políticas, supervisão e controle institucionais em uma nova configuração de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Esta investigação é uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, apresentando características dos(as) reitores(as), tais como: gênero, área de formação, instituição de doutoramento e ingresso na Rede de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Os procedimentos metodológicos aqui traçados se fundamentam no conceito de cientometria. Constatamos que os(as) reitores(as) são, em sua grande maioria, do gênero masculino, formação inicial em Ciências Agrárias, doutores, produziram 181 artigos científicos e ingressaram na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica anteriormente à promulgação da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008.Downloads
Metrics
References
BERTI, L. C. et al. Produção científica e formação de recursos humanos na área de Bioquímica em instituições federais do Rio Grande do Sul: fomento estadual. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 765-771, 2010.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato 2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 5 maio 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Expansão da Rede Federal. Brasília, 2016. Disponível em: http://
redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 19 maio 2020.
BRASI, Ministério da Educação (MEC). Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepções e diretrizes. Brasília: Institutos Federais, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category _slug=setembro-2010pdf&Itemid= 30192. Acesso em: 28 maio 2020.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE DE DDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Institucional Disponível em: http://portal.conif.org.br/br/institucional Acesso em: 5 jun. 2020.
FERNANDES, F. C. M. Gestão dos Institutos Federais: O Desafio do Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Holos, Fortaleza, a. 25, v. 2, p. 3-9, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
REDE FEDERAL. Instituições. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://rede federal.mec.gov.br/instituicoes. Acesso em: 5 maio 2020.
SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e
aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n.
, p. 155-172, jan./dez. 2009.
TAUBES, G. (1993). Measures for measure in science. Science, 260, 884-886.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Magali Inês Pessini, Luciana Calabró

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













