Educação em tempos de Pandemia (Covid-19): uma análise microssocial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.72-87p

Palabras clave:

Coronavírus. Ensino remoto. Família. Pandemia.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar os reflexos da pandemia de Covid-19 na educação a partir de uma análise microssocial embasada nas perspectivas familiares de pais e/ou responsáveis de crianças matriculadas em uma escola pública de ensino fundamental da rede estadual, localizada na cidade de Salinas-MG. A metodologia parte de uma proposta quali-quantitativa desenvolvida através de um survey. Os resultados evidenciam alto nível de sobrecarga à figura materna, índices consideráveis de insegurança referentes ao sentimento atribuído de aptidão para auxílio e acompanhamento das crianças e insatisfação pelo desenvolvimento infantil apresentado durante a pandemia, além de demonstrativos positivos de satisfação familiar quanto ao trabalho e preparo docente e desempenho da escola na condução das aulas remotas e auxílio à comunidade escolar. Também são percebidas tendências temerárias como a frequência a espaços públicos e a casas de familiares, vizinhos ou amigos como única alternativa de acesso à internet e o alto nível de reprovação à postura do governo ante ao combate da Covid-19 e à viabilização das aulas remotas.

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Biografía del autor/a

Fábio Júnio Barbosa Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Gisélia Neres dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Maria Natânia Xavier de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Tainá Alves Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Taís Fernandes Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Vitória Carolina Gomes Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas, Brasil. Bolsista do CNPq.

Citas

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Publicado

2022-01-13

Cómo citar

BARBOSA SANTOS, Fábio Júnio; NERES DOS SANTOS FERREIRA, Gisélia; XAVIER DE OLIVEIRA, Maria Natânia; ALVES OLIVEIRA, Tainá; FERNANDES PAULO, Taís; GOMES CARDOSO, Vitória Carolina. Educação em tempos de Pandemia (Covid-19): uma análise microssocial. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 1, p. 72–87, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.72-87p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1075. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico