Uso de plataformas digitais como ferramenta de estudo durante a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.5-17pPalabras clave:
Aprendizagem. Ensino Remoto. Plataformas Digitais.Resumen
O presente artigo aborda a temática do uso das plataformas digitais como ferramenta para estudo utilizada por estudantes do ensino médio de uma instituição federal de ensino no estado do Tocantins, durante a pandemia causada pela covid-19. A pesquisa se caracteriza como aplicada e, para atender aos objetivos do estudo, utilizou a abordagem exploratória e descritiva, enquanto para coletar os dados foi usada a técnica de questionários, com a análise qualitativa e quantitativa a partir da análise de conteúdo. Dessa forma, o estudo levantou o seguinte questionamento: “Quais são as principais plataformas digitais usadas pelos estudantes, suas possibilidades e as dificuldades que os estudantes relacionam quanto ao uso dessas plataformas para fins de estudo?”, com o objetivo analisar as funcionalidades e o auxílio dessas plataformas digitais no contexto do ensino remoto, discorrendo a respeito das possibilidades de uso delas, além da descrição de suas funcionalidades, limitações e plataformas mais usadas como ferramentas de estudo, sendo elas o Google Meet, o YouTube, o Moodle e o Google Classroom. Após a posse dos dados, realizou-se a análise quali-quantitativa de 27 respostas de 40 estudantes convidados a participar da pesquisa, as quais indicaram as possibilidades e os desafios apontados pelos estudantes no uso das plataformas digitais, entre eles a pouca possibilidade de interação no processo de ensino-aprendizagem e a dificuldade de concentração. Nesse sentido, o estudo evidenciou que as plataformas digitais podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, porém ainda existem impasses a serem superados pelos estudantes e professores, como a falta de acesso à internet e a interação por meio desses recursos digitais.Descargas
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