Certificação do Curso Técnico Integrado em Transporte de Cargas/EJA: Implicações na Vida dos Egressos
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i4.39-56pPalabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Egressos. Ensino médio integrado.Resumen
O trabalho buscou, como objetivo geral, investigar quais as implicações da certificação na vida profissional dos egressos das turmas de 2013 e 2017 (ingressantes em 2010-1; e ingressantes em 2014-1, respectivamente), do curso Técnico Integrado em Transporte de Cargas, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, do Campus Anápolis do IFG, dentre os que obtiveram certificados de conclusão. Utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, obtendo os dados por meio da aplicação de questionário, além de entrevista semiestruturada. Durante o processo de construção e consolidação da pesquisa, identificamos a necessidade de um produto educacional que pudesse (re)aproximar os egressos do campus; dessa forma, desenvolvemos e realizamos um Encontro de Egressos, por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia 2022. Verificamos que parte dos egressos continuaram seus estudos em nível superior, porém, para a maioria deles, ainda era um objetivo a ser alcançado. Concluímos que, mesmo com as inúmeras dificuldades encontradas durante o itinerário formativo, a certificação obtida propiciou aos egressos melhores oportunidades para continuarem em seus trabalhos, assim como melhoria na renda (própria e de sua família).Descargas
Métricas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
ARROYO, Miguel G. Passageiros da Noite: Do Trabalho para a EJA: Itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BARBOSA, Walmir; PARANHOS, Murilo Ferreira; LÔBO, Sônia Aparecida (org.). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o IFG no tempo: conduzindo uma recuperação histórica até os anos 1990. (Coleção Instituto Federal de Goiás: história, reconfigurações e perspectivas, 1) v. 1. Goiânia: IFG, 2015.
BARBOSA, Walmir, et al. O IFG no tempo presente: possibilidades e limites no contexto das reconfigurações institucionais (de 1990 a 2015). Goiânia: IFG, 2016. .
BARBOSA, Walmir (org.); SOUZA, Ruberley Rodrigues de; MORAIS, Mara Rúbia de Souza Rodrigues. A Rede Federal e o IFG em perspectiva: desafios institucionais e cenários futuros. (Coleção Instituto Federal de Goiás: história, reconfigurações e perspectivas, 3) v. 3. Goiânia: IFG, 2016.
CASTRO, Mad'Ana Desirée Ribeiro de. O Proeja no Instituto Federal de Goiás: contradições, limites e perspectivas. Curitiba: Appris, 2016.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — segundo trimestre de 2021 abr.-jun. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2021.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. PPC do Curso Técnico Integrado em Transporte de Cargas — Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. IFG Campus Anápolis. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br
/info/tecint-eja/eja-transporte-de-cargas/CP-ANAPOLI. Acesso em: 15 fev. 2019.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Resolução CONSUP/IFG n° 23, de 8 de outubro de 2018. Política de acompanhamento de egressos. Aprova a Política de Acompanhamento de Egressos do IFG. Goiânia: Conselho Superior, 2018. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2023%202018.pdf. Acesso em: 15 fev. 2019.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Resolução CONSUP/IFG nº 37, de 13 de dezembro de 2018. Retifica e atualiza as normas da Política de Acompanhamento de Egressos do IFG. Goiás: Conselho Superior, 2018. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/106/Resolu%C3%A7%
C3%A3o%2037%20-%202018.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Resolução CONSUP/IFG n° 79, de 17 de junho de 2021. Consolida as normas da Política de Acompanhamento de Egressos do IFG e revoga a Resolução CONSUP/IFG nº 23, de 8 de outubro de 2018, e a Resolução CONSUP/IFG nº 37, de 13 de dezembro de 2018. Goiás: Conselho Superior, 2021. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/
attachments/article/25324/RESOLU%C3%87%C3%83O%2079_2021%20-%20REI-CONSUP_REITORIA_IFG.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em educação — o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcelo Ferreira Milhomens, Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Permite el intercambio, la adaptación y el uso para cualquier fin, incluso comercial, siempre que se otorgue la debida atribución a los autores y a la Revista Sítio Novo.
Los autores declaran que el trabajo es original y que no ha sido publicado previamente, ni total ni parcialmente, salvo en servidores de preprints reconocidos, siempre que se declare, y que ningún otro manuscrito similar de su autoría se encuentra publicado ni en proceso de evaluación por otra revista, ya sea impresa o electrónica.
Declaran que no han violado ni infringido ningún tipo de derecho de propiedad de terceros, y que todas las citas en el texto son hechos verídicos o están basadas en investigaciones con exactitud científicamente comprobable.
Los autores conservan los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista, permitiendo el uso irrestricto de su contenido, siempre que se cite adecuadamente la autoría original y la fuente de publicación.













