Concepções dos alunos sobre a relação teoria e prática como método de aprendizagem em Química Geral

Nataly Maria de Oliveira Sousa, Ronaldo Da Silva Borges, Ézio Raul Alves de Sá

Resumo


A pesquisa descreve a concepção dos alunos quanto à estratégia didática de ensino com o uso de aulas teóricas e práticas na disciplina de Química Geral, adaptada pelo professor, nos cursos superiores de Biologia e Agronomia do Instituto Federal do Tocantins – IFTO. A pesquisa foi realizada com 83 estudantes, sendo 47 do curso de Agronomia e 36 do curso de Biologia. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo e exploratória, de cunho quanti-qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dado o questionário com a escala de Likert e o software SPSS para a análise dos parâmetros estatísticos. Diante disso, os resultados mostram que os alunos aprovam a estratégia adotada pelo professor, evidenciando que o modelo aplicado para as aulas teóricas é dinâmico e interativo, porém, com limitações na compreensão de alguns conteúdos que exigem noções aplicadas de matemática, que é utilizada para a análise das propriedades químicas dos sistemas, como ocorre nos conteúdos de atomística, soluções, termodinâmica química e equilíbrio químico. Contudo, ao abordar os conceitos por meio da aplicação prática, os alunos demonstraram uma compreensão mais significativa dos assuntos, sendo motivados a utilizar os conhecimentos explanados na aula teórica, promovendo uma relação teórica e prática, e contribuindo para a formação profissional.

Palavras-chave


Aprendizagem Significativa. Química Geral. Teoria e Prática

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.88-104p

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