Análise das violações das máximas conversacionais nas tirinhas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.31-38pPalavras-chave:
Máximas conversacionais. Tirinhas. Violações.Resumo
O presente estudo analisa tirinhas mediante as violações das máximas conversacionais. Geralmente, esse gênero textual apresenta implícitos que, para serem interpretados, utilizam-se do princípio de cooperação. No entanto, ele é desrespeitado, muitas vezes, a fim de se provocar o humor; por conseguinte, violam-se também as máximas conversacionais. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada nos estudos de H. P. Grice, especificamente no seu artigo “Lógica e Conversação” (1982). Para explicar como ocorrem as violações das máximas conversacionais, usou-se a abordagem qualitativa. O corpus é constituído por cinco tirinhas que foram coletadas em sites e, a partir das análises, observamos que elas apresentam violações de diferentes máximas conversacionais: de quantidade, de qualidade, de relação e de modo. Dessa maneira, este estudo explora o processo de violação das máximas conversacionais em um ato comunicativo através do gênero textual tirinha. Assim, o estudo também fornece ao professor de língua uma ferramenta para trabalhar o desenvolvimento da compreensão e da leitura por meio de um gênero textual conhecido e apreciado pelos estudantes.Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BEZERRA, Jéssica Tayrine Gomes de Melo. Implicaturas e a violação das máximas conversacionais: uma análise do humor na série the big bang theory. Revista de Letras Juçara, Caxias – Maranhão, v. 1, n. 2, p. 3-23, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.
GRICE, Herbert Paul. Lógica e Conversação. In: DASCAL, Marcelo (org.). Pragmática – problemas, críticas, perspectivas da linguística – biografia. Tradução: João Vanderley Geraldi. Campinas: Unicamp, 1982. p. 81-103.
LEÃO, Luciana Braga Carneiro. Implicaturas e a violação das máximas conversacionais: uma análise do humor em tirinhas. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 65-79, 2013.
MATTAR, Marileize França. O gênero tiras em quadrinhos: uma reflexão sobre leitura da linguagem verbal e não-verbal. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de janeiro, 2012. p. 1-19.
WILSON, Victoria. Motivações pragmáticas. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 87-110.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.