Reflexos das emoções e dos sentimentos na aprendizagem em estudantes do ensino integrado regular do Campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.39-50p

Palavras-chave:

Educação. Emoções. Saúde mental. Sentimentos.

Resumo

Questões emocionais e comportamentais muitas vezes estão associadas às dificuldades de aprendizagem e se apresentam com bastante frequência no contexto escolar. O presente estudo propõe-se a investigar se emoções e sentimentos podem influenciar no aprendizado e no desempenho acadêmico de 27 estudantes do ensino integrado regular dos cursos de Administração, Agrimensura, Agronegócios, Controle Ambiental, Eletrotécnica, Eventos, Informática e Mecatrônica do Campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Esses estudantes, 8 do sexo masculino e 19 do feminino, foram atendidos por uma das psicólogas do serviço de psicologia do campus no período de janeiro a outubro de 2021, perfazendo um total de 78 atendimentos. A pesquisa é qualitativa, por ser interpretativa a análise dos dados coletados nos registros de atendimentos do setor de psicologia do campus. A pesquisa aponta que os sentimentos relacionados à emoção medo, diante de várias situações vivenciadas pelos estudantes, foram as variáveis mais observadas que influenciam o aprendizado e o desempenho acadêmico, sendo a ansiedade o sentimento mais citado.

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Biografia do Autor

Silvânia Gomes da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/IFTO

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO / Campus Palmas. Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (2019), em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2014), em Neuropsicologia Clínica (2013), em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família (2009). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2007). Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO/Palmas. Tem experiência como docente nos cursos superiores de Direito, Administração e Enfermagem; na área de Psicologia Organizacional, do Trânsito, Assistência Social e Saúde Mental.

Silvânia Gomes da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas.

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO / Campus Palmas. Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (2019), em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2014), em Neuropsicologia Clínica (2013), em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família (2009). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2007). Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO/Palmas. Tem experiência como docente nos cursos superiores de Direito, Administração e Enfermagem; na área de Psicologia Organizacional, do Trânsito, Assistência Social e Saúde Mental.

Mary Lúcia Gomes Silveira Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas.

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2008), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atuou nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura nos campi de Araguatins e Porto Nacional do IFTO. Atualmente, ministra disciplinas da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. É professora do Mestrado em Educação ProfEPT. Já ministrou módulos na Pós-graduação em Proeja do IFTO, bem como, em curso de Pós-graduação a distância em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é líder do grupo de pesquisa NETUH, foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFTO e é revisora da Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, Revista de Ecoturismo e Revista Sítio Novo.

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas.

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas.

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no curso de Licenciatura em Física. Atualmente faz o estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS.

Valci Ferreira Victor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/Campus Palmas.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012); Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (2007); Licenciado em Física pela Universidade Potiguar (2002) Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins desde 2005.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

DA COSTA, Silvânia Gomes; DA COSTA, Silvânia Gomes; GOMES SILVEIRA SENNA, Mary Lúcia; PORTO CAVALCANTE, Rivadávia; SILVA CASTILHO, Weimar; FERREIRA VICTOR, Valci. Reflexos das emoções e dos sentimentos na aprendizagem em estudantes do ensino integrado regular do Campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 4, p. 39–50, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.39-50p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1162. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico