Dificuldades e desafios para a educação sexual em uma escola técnica do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.18-31p

Palavras-chave:

Contexto histórico-cultural. Educação sexual. Percepção dos professores.

Resumo

No âmbito da educação sexual, a escola e os educadores têm papel fundamental, podendo contribuir positivamente para uma educação integral, social e culturalmente libertadora, em que o conhecimento ultrapasse a técnica e o conteúdo dos currículos das disciplinas, tornando claras as relações entre o saber e a vida cotidiana. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar a percepção dos professores que atuam no curso Técnico em Eventos de uma escola técnica do Tocantins a respeito da educação sexual, buscando compreender as dificuldades e os desafios ao abordar essa temática em sala de aula. Para tanto, utilizou-se como proposta metodológica a abordagem quanti-qualitativa, envolvendo a pesquisa exploratória por meio de um questionário semiestruturado contendo 11 questões que permearam a opinião desses professores a respeito da temática abordada. O questionário foi elaborado no Google Forms e enviado por e-mail a esses docentes. Os resultados indicaram que a maioria dos docentes não abordam a educação sexual em suas aulas, e 100% afirmam não ter tido formação sobre essa temática. Neste trabalho, concluiu-se que os principais fatores limitantes da educação sexual em sala de aula estão relacionados ao preconceito presente no contexto familiar, à falta de conhecimento e de formação dos docentes, aos credos religiosos e à diversidade social e político-econômica dos estudantes. 

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Biografia do Autor

ALINE DE SOUSA SILVA, Instituto Federal do Tocantins-FTO

Graduada em Ciências Biológicas-UFPI (2011)Especialista em Ecologia-UFPI (2016)Mestranda do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO (2021-2023) 

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Campus Palmas- IFTO.

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2008), Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP/IPEN). Atua como Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). É professora do Mestrado em Educação ProfEPT. 

Rivadavia Porto Cavalcante, Campus Palmas- IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor do Programa de  mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT

Weimar Silva Castilho, Campus Palmas- IFTO.

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. É Professor do Programa de  mestrado em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

SOUSA SILVA, ALINE DE; GOMES SILVEIRA DE SENNA, Mary Lúcia; PORTO CAVALCANTE, Rivadavia; SILVA CASTILHO, Weimar. Dificuldades e desafios para a educação sexual em uma escola técnica do Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 1, p. 18–31, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.18-31p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1164. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico