Instrumentalização de professores de ciências e biologia em tempos de pandemia: uma análise a partir de e-books

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.48-59p

Palavras-chave:

Análise de conteúdo. Educação. Ensino remoto. Materiais paradidáticos.

Resumo

Diante do cenário mundial provocado pela pandemia de Covid-19, isolamento social, mudanças de hábitos e de higiene, imersão forçada no mundo digital, são apenas alguns exemplos dos desafios advindos com o vírus. Nesse sentido, novas realidades também surgiram na rotina formativa dos professores, entre as quais pode-se destacar como uma mudança central a ausência da presencialidade. Assim, em cerca de um ano de imersão nesse contexto, diversos artigos científicos e livros foram escritos apresentando como objeto de estudo o ensino de ciências e biologia em tempos de pandemia. Dessa forma, o presente trabalho objetivou a análise de e-books a partir da análise dos conteúdos de dois deles. Os critérios de escolha dos e-books foram: estarem disponíveis gratuitamente na internet; serem voltados para o ensino de ciências e biologia; apresentarem um corpo editorial e o registro ISBN. Foi definido o corpus documental e estabelecidas categorias analíticas para identificação do panorama apresentado pelos mesmos e suas possíveis contribuições no ensino de ciências e biologia durante o ensino remoto. Assim, os dados obtidos nesta pesquisa podem colaborar com os estudos realizados na área de ensino de ciências e biologia, em especial em tempos de pandemia. Foram encontradas diversas opções de aplicativos que contribuem para a realização do ensino, sendo que a maioria destes está disponível gratuitamente, em forma de aplicativo ou on-line na internet. Todavia, alguns possuem a versão paga, o que amplia as possibilidades e opções de uso, como o Classroom, Google Drive, Google Slides, Google Meet, Khan Academy e Facebook, entre tantos outros que foram relevantes no período de ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roseli Pereira de Carvalho, Instituto Federal do Paraná- IFPR

Licenciada em Ciências Biológicas - IFPR

Marcelo Alberto Elias, IFPR- Instituto Federal do Paraná

Doutorando em ensino de Ciências e Matemática (PECIM) Unicamp, mestre em Biologia das Interações Orgânicas, com especialização em Biotecnologia e graduação em Ciências Biológicas. Atuou como professor nos mais diversos níveis do ensino ( fundamental II, Médio,EJA, Pré vestibular, Técnico Profissionalizante , Ensino Superior e Pós graduação lato sensu) Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em regime de dedicação exclusiva no IFPR - Instituto Federal do Paraná - campus Umuarama, atuando principalmente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e cursos técnicos integrados, onde tem trabalhado com metodologias ativas, popularização e educação científica e interdisciplinaridade.

Referências

ANDRADE, R. O. Resistência à ciência. Revista Pesquisa FAPESP Edição 284 out. 2019. Disponível em: < https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2019/10/016_CAPA-Ceticismo_284.pdf >. Acesso em: 20 set. 2021.

ANTUNES-NETO, J. M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da Tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 28-38, 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.5281/zenodo.5559765>. Acesso em: 13 ago. 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.Disponivel em:< http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291>. Acesso em 25 ago. 2021.

BISSERA, I. K.C. Didática e Avaliação da aprendizagem: O Uso do Portfolio no Ensino Superior. Conedu VII Congresso Nacional de Educação. Educação como(re) existência mudanças, conscientização e conhecimentos. Maceió 2020 Disponível em : < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2574_23042020234240.pdf >. Acesso em: 20 dez.2021.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Universidade do Estado do Rio de Janeiro-RJ, Brasil ORCID: 0000-0002-1069-4785. Disponível em: < http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2021.

CUNHA, L. F. F. da; SILVA, A. S. de; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em

tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista

Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020. Disponível em: < http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924>. Acesso em: 12 nov. 2021.

FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das Ciências e Jornalismo Científico: possibilidades de Alfabetização Científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 26, p. 41-55. Jan-Jun. 2017. Disponível em:< https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4283> Acesso em: 10 ago. 2021.

GIANOTTO, D. E. P; DINIZ, R. E. S. Formação inicial de professores de biologia: a me

todologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência e Educação, Maringá, Pr. v. 16, n. 3, p. 631-648. 2010.Disponivel em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251019456009.> Acesso em: 20 out. 2021.

GOMES, C. C.; AMORIM, A. S.; MANCINI, K. C. Smartphone no ensino de biologia: uma inclusão urgente na educação básica. Capítulo 5 do Livro O Ensino de Ciências no Brasil durante e após a Pandemia da Covid 19, Perspectivas, desafios e Possibilidades. 2021. Disponível em:< https://www.academia.edu/52622029/O_ENSINO_DE_CI%C3%8ANCIAS_no_Brasil_durante_e_ap%C3%B3s_a_pandemia_da_Covid_19_Perspectivas_Desafios_e_Possibilidades>. Acesso em: 13 nov. 2021.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Trad. Danilo Aguiar, Américo N Amorim, Lídia Cerqueira. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, 2020. Disponível em: < file:///C:/Users/marce/Downloads/17-Article%20Text-95-1-10-20200601%20(3).pdf>. Acesso em: 25 nov. 2021.

INSTITUTO PENINSULA. OLIVEIRA, M. V. Pesquisa mostra o sentimento de professores em meio à pandemia. Instituto Península. 2020. Disponível em:< https://porvir.org/pesquisa-mostra-o-sentimento-de-professores-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus/ >. Acesso em: 29 nov. 2021.

JONES, N. R. et al. (2020). Two metres or one: what is the evidence for physical distancing in covid-19? BMJ, 370, m3223. Disponível em: <https://www.bmj.com/content/370/bmj.m3223 >Acesso em: 21 nov. 2021.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. Disponível em: < https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

LUNARDI, L.; RAKOOSKI, M. C.; FORIGO, F. M. Ferramentas Digitais para o ensino de Ciências na Natureza. Editora Faith. Bagé- RS, 2021. Disponível em: < http://www.editorafaith.he.com.br/ebooks/grat/978-65-89270-08-9.pdf>. Acesso em: 6 out. 2021.

MONTALVÃO, NETO A. L.; MORAES, F. N.; MORAIS, W. R. O ensino de ciências no Brasil durante e após a pandemia da Covid-19: perspectivas, desafios e possibilidades. Santa Maria, RS: Editora Arco, 2021. Disponível em: < https://www.academia.edu/52622029/O_ENSINO_DE_CI%C3%8ANCIAS_no_Brasil_durante_e_ap%C3%B3s_a_pandemia_da_Covid_19_Perspectivas_Desafios_e_Possibilidades>. Acesso em: 20 out. 2021.

ORGANZAÇÃO MUDIAL DE SAÚDE. Imunização. 2021. Acesso em: 24 nov. 2021. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/topicos/imunizacao>. Acesso em: 24 nov. 2021.

PILL, D. , Revista ECOA, UOL Por um Mundo Melhor. Educação na pandemia de priorizar reflexão e cidadania, dizem experts [2020]. Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/06/13/educacao-na-pandemia-deve-priorizar-reflexao-e-cidadania-dizem-experts.htm> Acesso em: 14 jan. 2022.

REIS, P. Desafios à educação em ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. 1-9, 2021. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ciedu/a/r9Wb8h9z9ytj4WrqhHYFGhw/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 25 out. 2021.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-01

Como Citar

CARVALHO, Roseli Pereira de; ELIAS, Marcelo Alberto. Instrumentalização de professores de ciências e biologia em tempos de pandemia: uma análise a partir de e-books. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 3, p. 48–59, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.48-59p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1173. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico