Análise estatística da intensidade do uso de energia de edificações escolares no Brasil: proposição de benchmarking simplificado
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.21-34pPalavras-chave:
Benchmarking energético. Edificações escolares. Estoque de edificações. Uso de energia em edificações.Resumo
Este estudo apresenta uma proposição de benchmarking estatístico do estoque de edificações escolares no Brasil. Informações de consumo de energia, área construída, número de alunos e localização (zona bioclimática) de 2.445 escolas foram utilizadas para se calcular indicadores de intensidade de uso de energia (EUI) em termos de área construída e número de alunos, realizando-se também uma transformação logarítmica para garantir aderência à distribuição normal. Esses indicadores foram analisados por meio de teste de normalidade, desenvolvimento de histogramas, cálculo de medidas de síntese estatística, e determinação de um benchmarking estatístico por meio de normalização simples. Além disso, uma análise de variância (ANOVA) foi aplicada para verificar se o EUI apresenta variação estatística em relação às diferentes zonas bioclimáticas observadas. Resultados apresentam valores típicos de EUI por área construída e por número de alunos para o estoque de edificações e o benchmarking estatístico apresenta valores limites para classificação do desempenho operacional dessas edificações de “A” (melhor desempenho) até “E” (pior desempenho). O teste estatístico ANOVA apontou que há variação dos valores médios dos EUIs para diferentes zonas bioclimáticas. Conclusões apontam que o método utilizado para benchmarking é válido para uma abordagem primária, porém é limitado por não considerar como parâmetro a localidade da edificação, identificado como importante no teste estatístico empregado. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de um método mais robusto para representar o benchmarking energético de edificações no Brasil.Downloads
Métricas
Referências
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às ciências sociais. 9a edição. Florianópolis. Editora UFSC. 1994.
BOEMI, S. N. et al. A statistical approach to the prediction of the energy performance of hotel stock. International Journal of Ventilation, v. 10, n. 2, p. 163–172, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14733315.2011.11683945
BORGSTEIN, E. H.; LAMBERTS, R.; HENSEN, J. L.M. Evaluating energy performance in non-domestic buildings: A review. Energy and Buildings, v. 128, p. 734–755, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2016.07.018
BORGSTEIN, Edward; LAMBERTS, Roberto. Desenvolvimento de benchmarks nacionais de consumo energético de edificações em operação. Comunicação Técnica. v. 1, p. 15, 2014. Disponível em: http://www.cbcs.org.br/website/comunicacao-tecnica/show.asp?ppsCode=F7DB9C2C-E746-423C-8759-3922567EE4A5
BORGSTEIN, Edward H.; LAMBERTS, Roberto. Developing energy consumption benchmarks for buildings: Bank branches in Brazil. Energy and Buildings, v. 82, p. 82–91, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.07.028
BRASIL. Balanço energético nacional 2018: Ano base 2019. 2020.
BUCK, J.; YOUNG, D. The potential for energy efficiency gains in the Canadian commercial building sector: A stochastic frontier study. Energy, v. 32, n. 9, p. 1769–1780, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.energy.2006.11.008
BURMAN, Esfand; KIMPIAN, Judit; MUMOVIC, Dejan. Building Schools for the Future: Lessons Learned From Performance Evaluations of Five Secondary Schools and Academies in England. Frontiers in Built Environment, v. 4, n. April, p. 1–16, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fbuil.2018.00022
CHUNG, William. Review of building energy-use performance benchmarking methodologies. Applied Energy, v. 88, n. 5, p. 1470–1479, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2010.11.022
CHUNG, William; YEUNG, Iris M.H. Benchmarking by convex non-parametric least squares with application on the energy performance of office buildings. Applied Energy, v. 203, p. 454–462, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2017.06.023
DE WILDE, Pieter. The gap between predicted and measured energy performance of buildings: A framework for investigation. Automation in Construction, v. 41, p. 40–49, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2014.02.009
EBC IEA. Annex 53 - Total energy use in buildings - Energy performance analysis Separate Document Volume VI. Final Report Annex 53. 2013. Disponível em: http://www.iea-ebc.org/fileadmin/user_upload/images/Pictures/EBC_Annex_53_Appendix_Volume_6.pdf.
GERALDI, Matheus Soares; GHISI, Enedir. Building-level and stock-level in contrast : A literature review of the energy performance of buildings during the operational stage. Energy and Buildings, v. 211, p. 109810 Contents, 2020a. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2020.109810
GERALDI, Matheus Soares; GHISI, Enedir. Mapping the energy usage in Brazilian public schools. Energy and Buildings, v. 224, p. 110209, 2020b. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2020.110209
GOLDSTEIN, David B.; ELEY, Charles. A classification of building energy performance indices. Energy Efficiency, v. 7, n. 2, p. 353–375, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12053-013-9248-0
HONG, Sung Min et al. Improved benchmarking comparability for energy consumption in schools. Building Research and Information, v. 42, n. 1, p. 47–61, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09613218.2013.814746
KIM, Tae Woo et al. The study on the Energy Consumption of middle school facilities in Daegu, Korea. Energy Reports, v. 5, p. 993–1000, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.egyr.2019.07.015
KOO, Choongwan; HONG, Taehoon. Development of a dynamic operational rating system in energy performance certificates for existing buildings: Geostatistical approach and data-mining technique. Applied Energy, v. 154, p. 254–270, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2015.05.003
LEE, Wen Shing. Benchmarking the energy efficiency of government buildings with data envelopment analysis. Energy and Buildings, [s. l.], v. 40, n. 5, p. 891–895, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2007.07.001
LEE, Wen Shing. Benchmarking the energy performance for cooling purposes in buildings using a novel index-total performance of energy for cooling purposes. Energy, v. 35, n. 1, p. 50–54, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.energy.2009.08.026
LOURENÇO, Patrícia; PINHEIRO, Manuel Duarte; HEITOR, Teresa. From indicators to strategies: Key Performance Strategies for sustainable energy use in Portuguese school buildings. Energy and Buildings, v. 85, p. 212–224, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2014.09.025
MARRONE, Paola; GORI, Paola. Energy Benchmarking in Educational Buildings through Cluster Analysis of Energy Retrofitting. Energies, p. 1–20, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/en11030649
MENG, Ting; HSU, David; HAN, Albert. Estimating energy savings from benchmarking policies in New York City. Energy, v. 133, p. 415–423, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.energy.2017.05.148
MONCADA LO GIUDICE, G. et al. Analysis of energy performance of school building stock in Rome. WIT Transactions on Ecology and the Environment, v. 179, p. 121–129, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.2495/SC130101
ÖSTERBRING, Magnus et al. Stakeholder Specific Multi-Scale Spatial Representation of Urban Building-Stocks. ISPRS International Journal of Geo-Information, v. 7, n. 5, p. 173, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijgi7050173
PAPADOPOULOS, Sokratis; KONTOKOSTA, Constantine E. Grading buildings on energy performance using city benchmarking data. Applied Energy, v. 233–234, n. September 2018, p. 244–253, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2018.10.053
PEREIRA, Luísa Dias et al. Energy consumption in schools - A review paper. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 40, p. 911–922, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rser.2014.08.010
SALLEH, Mohd Najib Mohd; KANDAR, Mohd Zin; SAKIP, Siti Rasidah Md. Benchmarking for Energy Efficiency on School Buildings Design: A Review. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 222, p. 211–218, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.05.149
SARAIVA, Tatiana Santos et al. Comparative study of comfort indicators for school constructions in sustainability methodologies: Schools in the amazon and the southeast region of Brazil. Sustainability (Switzerland), v. 11, n. 19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11195216
SCOFIELD, John H.; DOANE, Jillian. Energy performance of LEED-certified buildings from 2015 Chicago benchmarking data. Energy and Buildings, v. 174, p. 402–413, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2018.06.019
TAYLOR, Jonathon et al. Towards a framework to evaluate the ‘total’ performance of buildings. Building Services Engineering Research and Technology, v. 39, n. 5, p. 609–631, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0143624418762662
VELOSO, Ana Carolina de Oliveira; GONÇALVES DE SOUZA, Roberta Vieira; DOS SANTOS, Felipe Nunes. Energy benchmarking for office building towers in mild temperate climate. Energy and Buildings, v. 222, p. 12–14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2020.110059.
WANG, Jen Chun. Energy consumption in elementary and high schools in Taiwan. Journal of Cleaner Production, v. 227, p. 1107–1116, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.04.254.
YANG, Zheng; ROTH, Jonathan; JAIN, Rishee K. DUE-B: Data-driven urban energy benchmarking of buildings using recursive partitioning and stochastic frontier analysis. Energy and Buildings, v. 163, p. 58–69, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2017.12.040.
ZINZI, Michele et al. Deep energy retrofit of the T. M. Plauto School in Italy—A five years experience. Energy and Buildings, v. 126, p. 239–251, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enbuild.2016.05.030.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.