Imigração qualificada: a história de vida de um acadêmico bissau-guineense no contexto da educação tecnológica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.72-90p

Palavras-chave:

Brasil. Educação Tecnológica. Guiné-Bissau. História de Vida. Imigração Qualificada.

Resumo

Este artigo trata da imigração qualificada, ao apresentar a história de vida de um acadêmico africano de Guiné-Bissau, da África Ocidental Subsaariana, e sua inserção numa Instituição de Ensino Superior brasileira. A imigração qualificada refere-se à situação de indivíduo que emigra de seu país de origem, possuindo qualificação acadêmica mínima em busca de melhor formação ou qualificação avançada que o possibilite contribuir com o mercado de trabalho técnico e/ou em pesquisas numa outra nação. Os objetivos da pesquisa são: apresentar uma noção geral sobre as migrações humanas, apontar as especificidades da imigração qualificada, discutir aspectos socioambientais ligados ao processo em questão, e relatar, a partir da História de Vida do imigrante, como foi sua inserção comunitária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. O tema é abordado interdisciplinarmente, enfatizando o Saber Ambiental. A metodologia é qualitativa, baseada na História Oral, construindo a História de Vida do pesquisado, aqui chamado de Simplício Porto. Trabalharam-se os dados com Análise de Conteúdo para apresentar os resultados. Conclui-se que as migrações são fenômeno em crescimento no mundo atual, que a imigração qualificada é contemporânea, complexa e emergente, trazendo impactos ao indivíduo, família, comunidades, instituições e os países de origem e destino do imigrante. Constata-se, ainda, que o imigrante partiu de um contexto marcado por conflitos familiares, étnicos e políticos na África, e sua adaptação no Brasil deveu-se à capacidade de se relacionar e se inserir comunitariamente nos grupos, e seu processo acadêmico foi marcado por altos e baixos, devido às dificuldades culturais, financeiras e relacionais, bem como à saudade, à solidão e à instabilidade de estar num “mundo” diferente do seu mundo originário.

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Biografia do Autor

Diogo Souza Magalhães, UNIASSELVI

Mestre em Ciências do Ambiente (UFT, 2021). Especialista em Telemática (IFTO, 2018) e em Docência do Ensino Superior (ITOP, 2016). Tem graduação em Teologia (FTSA, 2011) e pelo STBNB (Curso Livre, 1988). Possui experiência em docência, atuando nos níveis fundamental, médio e superior em várias entidades e em diversos estados brasileiros.  Leciona disciplinas nas áreas de História, Filosofia e Teologia, e produz pesquisas com ênfase nas relações entre Religião e Desenvolvimento, Meio Ambiente e Imigração, Protestantismo e Educação e Novas Tecnologias e Educação. Tem formação complementar em Liderança Avançada pelo Haggai Institute (CE, 2010) e capacitação em Língua Inglesa pela MacMillan Faculty of Education, vinculada à University of Bradford, no Reino Unido (UK, 2016). É escritor e palestrante experiente, com artigos e capítulos de livros publicados nacional e internacionalmente. É pastor há 30 anos, filiado à Convenção Batista Brasileira. É autor do livro: MAGALHÃES, D.. Histórias de Vida entre a África e o Brasil: imigração, educação e ambiente. Ponta Grossa-PR, Atena, 2021 e co-autor dos livros:  PIEREZAN, A. Da Prosperidade divina à riqueza dos homens. Cascavel-PR: AHBP Publishing Company, 2021; e RIBEIRO, G. M; SILVA JR, H. da. Música na Educação profissional. Campos de Goytacazes-RJ, Brasil Multicultural, 2018.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

MAGALHÃES, Diogo Souza. Imigração qualificada: a história de vida de um acadêmico bissau-guineense no contexto da educação tecnológica brasileira. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 3, p. 72–90, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i3.72-90p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1205. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico