Avaliação continuada, uma metodologia de ensino para redução da retenção e da evasão nas disciplinas de Cálculo do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.51-60pPalavras-chave:
Aprovação. Avaliação tradicional. Cálculo diferencial e integral. Metodologia de ensino.Resumo
A disciplina Cálculo Diferencial e Integral tem grande importância para o ensino da Engenharia. Disciplina inicial do curso, é nela que se observam os maiores índices de reprovação. Essa é uma realidade que tem acompanhado os estudantes de Engenharia em qualquer instituição de ensino. Com base nessa realidade e com o objetivo de alterar os resultados insatisfatórios quanto aos altos índices de reprovação, um estudo foi realizado comparando as metodologias de avaliação tradicional e avaliação continuada. Foram utilizados a estatística descritiva de dados de aprovação e reprovação, questionários e entrevistas com docentes e discentes para avaliar as condições e os resultados do uso dessas metodologias. Os resultados comparativos entre as metodologias de avaliação tradicional e continuada para o estudo de caso demonstraram que a metodologia de avaliação continuada obteve melhores resultados que a metodologia de avaliação tradicional em relação à aprovação dos estudantes. A análise englobou oito semestres letivos, dentro do primeiro ciclo do curso, sendo metade com a metodologia de avaliação tradicional e metade com a metodologia de avaliação continuada. O estudo confirma a hipótese de que o uso de uma metodologia de ensino diferente da tradicional pode melhorar os índices de aprovação para a disciplina de Cálculo do primeiro período do curso.Downloads
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Referências
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