Avaliação continuada, uma metodologia de ensino para redução da retenção e da evasão nas disciplinas de Cálculo do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.51-60p

Palavras-chave:

Aprovação. Avaliação tradicional. Cálculo diferencial e integral. Metodologia de ensino.

Resumo

A disciplina Cálculo Diferencial e Integral tem grande importância para o ensino da Engenharia. Disciplina inicial do curso, é nela que se observam os maiores índices de reprovação. Essa é uma realidade que tem acompanhado os estudantes de Engenharia em qualquer instituição de ensino. Com base nessa realidade e com o objetivo de alterar os resultados insatisfatórios quanto aos altos índices de reprovação, um estudo foi realizado comparando as metodologias de avaliação tradicional e avaliação continuada. Foram utilizados a estatística descritiva de dados de aprovação e reprovação, questionários e entrevistas com docentes e discentes para avaliar as condições e os resultados do uso dessas metodologias. Os resultados comparativos entre as metodologias de avaliação tradicional e continuada para o estudo de caso demonstraram que a metodologia de avaliação continuada obteve melhores resultados que a metodologia de avaliação tradicional em relação à aprovação dos estudantes. A análise englobou oito semestres letivos, dentro do primeiro ciclo do curso, sendo metade com a metodologia de avaliação tradicional e metade com a metodologia de avaliação continuada. O estudo confirma a hipótese de que o uso de uma metodologia de ensino diferente da tradicional pode melhorar os índices de aprovação para a disciplina de Cálculo do primeiro período do curso. 

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Biografia do Autor

Laura Filállepe Alves, Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas

Acadêmica do Curso de Engenharia Elétrica, do IFTO Campus Palmas

Valci Ferreira Victor, Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas

Professor da Coordenação de Engenharia ElétricaDoutor em Engenharia Elétrica.

Silas José de Lima, Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas

Professor da coordenação de Matématica - IFTO, Campus PalmasMestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Humberto Rodrigues Macedo, Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas

Professor da Coordenação do Curso de Automação Industrial.Mestre em AgroenergiaEspecialista em Telemática.Graduado em Sistemas Elétricos de PotênciaDoutorando em Recusros Pesqueiros e Engenharia da Pesca.Linha de pesquisa: Automação na Aquicultura

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

ALVES, Laura Filállepe; VICTOR, Valci Ferreira; LIMA, Silas José de; MACEDO, Humberto Rodrigues. Avaliação continuada, uma metodologia de ensino para redução da retenção e da evasão nas disciplinas de Cálculo do ensino superior. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 4, p. 51–60, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.51-60p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1209. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico