O uso de tecnologias no Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFSC – Campus Florianópolis: um estudo sobre o alinhamento entre a prática docente e o PPC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i4.5-27p

Palavras-chave:

Educação Profissional. Edificações. Projeto pedagógico. Tecnologias de Comunicação e de Informação.

Resumo

Em um cenário global cada vez mais exigente e competitivo a formação do profissional técnico ganha cada vez mais relevância, na medida em que os conhecimentos adquiridos devem estar em consonância com as capacidades e habilidades exigidas pelo mercado. Na área da construção civil, onde as responsabilidades técnicas são cada vez maiores, em relação aos técnicos que nela atuam, e dado o grau de especialização que devem ter, o preparo desse profissional deve estar alinhado, não somente com as exigências do mercado, mas também com a proposta de formação desses profissionais, capaz de dotar esses técnicos de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional. O problema de pesquisa, procura aferir se, para o preparo deste profissional, prática docente e PPC – Planejamento Pedagógico Curricular, se alinham. Para tanto, este trabalho valeu-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, análise documental, e da aplicação de um questionário ao corpo docente do curso. Como resultado, foi tecida a percepção deles em relação ao alinhamento do pedagógico do curso à prática docente na relação com as ferramentas tecnológicas previstas nos documentos institucionais.

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Biografia do Autor

João Carlos De Pellegrin de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Florianópolis

Especialista em Ensino Profissional e Tecnológico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Florianópolis

Magali Inês Pessini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Continente

Professora Doutora do Instituto Federal de Santa Catarina

David Matos Milhomens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Florianópolis

Bibilotecário Especialista no Instituto Federal de Santa Catarina

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Florianópolis

Professor Mestre do Instituto Federal de Santa Catarina

Betânia Lopes Balladares, Rede Municipal de Ensino do Município de Pelotas-RS

Professora da Rede Pública Municipal do Município de Pelotas-RS

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

DE PELLEGRIN DE SOUZA, João Carlos; PESSINI, Magali Inês; MILHOMENS, David Matos; SILVA, Michelsch João da; BALLADARES, Betânia Lopes. O uso de tecnologias no Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFSC – Campus Florianópolis: um estudo sobre o alinhamento entre a prática docente e o PPC. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 4, p. 5–27, 2024. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i4.5-27p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1252. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico