Ensino de Botânica: uma proposta contextualizada a partir das plantas ornamentais tóxicas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i4.57-70pPalavras-chave:
Contextualização. Educação básica. Ensino médio. Sequência didática.Resumo
O ensino de botânica na educação básica tem se caracterizado como conteudista, enfadonho e desinteressante. Um dos fatores que contribuem para esse distanciamento do conteúdo está na dificuldade do estudante em lidar com uma série de termos complexos de difícil compreensão e sem aproximação com seu contexto de vivência. Nesse cenário, o professor é desafiado a utilizar diferentes estratégias de ensino que contribuam para a aprendizagem dos conceitos/conteúdos botânicos para os estudantes. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar, no âmbito de uma disciplina eletiva, as potencialidades de diferentes estratégias de ensino para contextualização dos conceitos/conteúdos botânicos. A disciplina eletiva intitulada “O jardim secreto” foi desenvolvida no Centro de Ensino Médio Paulo Freire com vinte estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, que estavam regularmente matriculados na instituição de ensino. Elaborou-se uma sequência didática que foi avaliada conforme dados de quatro instrumentos: observação, questionários investigativos, materiais didáticos produzidos e descrição direta. Tais abordagens, como o detalhamento dos momentos das aulas e as estratégias utilizadas na sequência, foram significativamente positivas para o aprendizado dos estudantes. “O jardim secreto” confirmou a hipótese de que as diferentes estratégias utilizadas podem diversificar, aprofundar e enriquecer, de forma contextualizada, os conteúdos trabalhados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e legitimar os resultados que corroboram a validação dos objetivos previstos, contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e cidadãos.Downloads
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