Planejamento e execução das políticas de assistência estudantil para alunos cotistas: desafios a serem enfrentados
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.26-43pPalavras-chave:
Assistência Estudantil, Cotistas, Ensino Médio Integrado, Execução, Planejamento.Resumo
Este estudo foi realizado como parte de uma pesquisa de mestrado profissional (ProfEPT), possibilitando discutir sobre as políticas e ações institucionais relativas à assistência estudantil e a permanência e êxito envolvendo alunos cotistas de cursos técnicos integrados no Instituto Federal do Acre (Ifac). Para tanto, este artigo teve como objetivo identificar como os gestores compreendem o planejamento e execução das políticas de assistência estudantil voltadas para a permanência e êxito de alunos cotistas no Ifac, Campus Rio Branco. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivo exploratório a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores da Diretoria Sistêmica de Assuntos Estudantis (Dsaes) e do Campus Rio Branco ligados ao Núcleo de Assistência Estudantil (Naes), direção de ensino e coordenadores dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI). Após as entrevistas, os dados foram analisados com o uso da técnica de análise de conteúdo categorial, proposta por Bardin (2016). Pontos a serem destacados se referem à falta de informações acerca da temática abordada, do conhecimento do termo cotista e da ausência de um plano estratégico efetivo da instituição para a promoção da permanência e êxito, em especial aos alunos beneficiados com ações de assistência estudantil. Os resultados demonstraram que os alunos cotistas são contemplados nas políticas públicas, entretanto, após o ingresso na instituição, não existe um acompanhamento do desempenho escolar que possibilite o êxito nos estudos.Downloads
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