Planejamento e execução das políticas de assistência estudantil para alunos cotistas: desafios a serem enfrentados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.26-43p

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Cotistas, Ensino Médio Integrado, Execução, Planejamento.

Resumo

Este estudo foi realizado como parte de uma pesquisa de mestrado profissional (ProfEPT), possibilitando discutir sobre as políticas e ações institucionais relativas à assistência estudantil e a permanência e êxito envolvendo alunos cotistas de cursos técnicos integrados no Instituto Federal do Acre (Ifac). Para tanto, este artigo teve como objetivo identificar como os gestores compreendem o planejamento e execução das políticas de assistência estudantil voltadas para a permanência e êxito de alunos cotistas no Ifac, Campus Rio Branco. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivo exploratório a partir de entrevistas semiestruturadas com gestores da Diretoria Sistêmica de Assuntos Estudantis (Dsaes) e do Campus Rio Branco ligados ao Núcleo de Assistência Estudantil (Naes), direção de ensino e coordenadores dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI). Após as entrevistas, os dados foram analisados com o uso da técnica de análise de conteúdo categorial, proposta por Bardin (2016). Pontos a serem destacados se referem à falta de informações acerca da temática abordada, do conhecimento do termo cotista e da ausência de um plano estratégico efetivo da instituição para a promoção da permanência e êxito, em especial aos alunos beneficiados com ações de assistência estudantil. Os resultados demonstraram que os alunos cotistas são contemplados nas políticas públicas, entretanto, após o ingresso na instituição, não existe um acompanhamento do desempenho escolar que possibilite o êxito nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorena Rodrigues Barbosa, Instituto Federal do Acre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) no Instituto Federal do Acre (Ifac) - Campus Rio Branco. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC) (2003), Pós-Graduação em Gestão Pública com Ênfase no Controle Externo pela Facinter (2011).

Maria Cristina Lobregat, Instituto Federal do Acre

Docente de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Acre em cursos de ensino médio, superior e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Ifac); doutora em Sociedade Cultura e Fronteiras (Unioeste/PR) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Ifac Campus Rio Branco.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: edições 70, 2016. 279 p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 maio 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/lei s/l9394.htm. Acesso em: 25 abr. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes. Brasília: Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei /l12711.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, DF, 2014. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em:

https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Comissoes_Outros/PermanenciaExito/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 16 jun 2023.

DEMO, P. A educação pelo avesso: assistência como direito e como problema. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002. 120p.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Resolução Consu/Ifac nº 001/2018, de 15 de janeiro de 2018. Dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, 2018 b. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2018/resolucoes-2018-1/resolucao-consu-ifac-no-01-2018#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Did%C3%A1tico,Ci%C3%AAncia%20e%20Tecnologia%20do%20Acre. Acesso em: 08 maio 2023.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Resolução nº 35, de 21 de junho de 2018. Dispõe sobre a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Acre. Rio Branco: Conselho Superior, 2018 a. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2018/resolucoes-2018-1/resolucao-consu-ifac-no-35-2018. Acesso em: 08 maio 2023.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Relatório de Gestão do exercício de 2020. Rio Branco, 2021 a. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/acesso-a-informacao/auditorias/relatorios/relatorio-de-gestao-ifac-2020.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Portaria Ifac nº 1.133, de 28 de setembro de 2021. Dispõe sobre as normas de elaboração do Plano para Permanência e Êxito dos Estudantes e institui as comissões de permanência e êxito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Rio Branco, 2021 b. Disponível em: https://sei.ifac.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=425730&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 25 jun. 2023.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Portaria Ifac nº 1.254, de 21 de outubro de 2021. Dispõe sobre a composição da Comissão Central de Acompanhamento e Avaliação do Plano para Permanência e Êxito (CPEES) nos termos da Portaria Ifac nº 1.133, de 28 de setembro de 2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Rio Branco: Conselho Superior, 2021 c. Disponível em: https://sei.ifac.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=439556&id_orgao_publicacao=0. Acesso em: 25 jun. 2023.

IFAC. Instituto Federal do Acre. Edital nº 09/2021/Dsaes/Ifac. Dispõe sobre o processo seletivo interno de discentes para o auxílio permanência. Publicado no Boletim de Serviço eletrônico em 27 de outubro de 2021. Rio Branco, 2021 d. Disponível em: https://editais.ifac.edu.br/sou-estudante-do-ifac/edital/498/arquivos/. Acesso em: 22 jun. 2023.

LIMA, G. L. G. de, 2020. Monitoramento e avaliação de políticas públicas: análise da política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e avaliação da educação superior), Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18160?locale=pt_BR. Acesso em: 10 jun. 2023.

MESZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boi tempo Editorial, 2006, 124p.

MINAYO, M. C. de S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. 95p.

PACHECO, E. (org). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Editora Moderna. São Paulo, 2011.

PACHECO. E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, 2020 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. p. 4-22. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso em: 03 maio 2023.

PARO, V. H. Estrutura da escola e prática educacional democrática. 30ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780--Int.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2023.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 4ª edição. São Paulo: Editora Cortês, 2016.

PORDEUS, A. G. A importância do Programa Nacional de Assistência Estudantil para a permanência e o êxito acadêmico de estudantes cotistas no Instituto Federal de Educação da Paraíba. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e avaliação da educação superior), Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19094?locale=pt_BR. Acesso em: 11 jun. 2023.

SANTOS; J. M. A; JUNIOR, R. S. O. 2020. Assistência Estudantil no Instituto Federal de Sergipe: um estudo de caso no Campus Glória. Revista Interface, V.17 nº 1 – janeiro a julho de 2020 | ISSN 2237-7506. P. 41-64. Disponível em: https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/interface/article/view/1090. Acesso em: 10 jun. 2023.

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. In: RBPAE, v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19013. Acesso em: 05 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

BARBOSA, Lorena Rodrigues; LOBREGAT, Maria Cristina. Planejamento e execução das políticas de assistência estudantil para alunos cotistas: desafios a serem enfrentados. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 2, p. 26–43, 2024. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.26-43p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1417. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico