A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo à luz da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.56-75pPalavras-chave:
Identidade Profissional. Formação Omnilateral. Memória Institucional.Resumo
Este artigo aborda alguns aspectos da identidade profissional do arquivista com base na dissertação intitulada A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo à luz da EPT, cujo objetivo principal consiste em apresentar a identidade do servidor responsável pelos arquivos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro (CEFET/RJ) como um profissional intelectual e agente de manutenção e atualização da memória institucional. O trabalho, apresentado ao Programa de Mestrado ProfEPT, Campus Mesquita, IFRJ, consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, na perspectiva de Thiollent (2011), buscando a participação dos sujeitos da pesquisa como colaboradores atuantes na reflexão do tema. Durante a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional: um curso de qualificação profissional no formato de roda de conversa virtual com base na exibição de trechos de filmes sobre as incumbências do profissional do arquivo com a finalidade de apresentar a categoria como disseminadora do conhecimento, responsável por promover a manutenção e renovação da memória institucional. A validação do curso de capacitação teve por finalidade estimular uma reflexão sobre o papel dos arquivos e arquivistas na instituição e promover conscientização crítica entre os servidores do CEFET/RJ quanto à importância de suas ações no tocante à memória e identidade institucional. Também evidenciou que o trabalho do arquivista, arraigado no pensamento crítico, pode se embasar no conceito da educação omnilateral, contida na EPT, de modo a criar mudanças positivas em cursos de capacitação contínuos para arquivistas que compreendam suas tarefas como uma atividade intelectual e não mecanicista. A pesquisa conclui que os profissionais em voga não são institucionalmente reconhecidos como produtores de conhecimento.Downloads
Métricas
Referências
ALVARENGA Jr., José. Os Aspones: seriado televisivo. Rio de Janeiro: Central Globo de produção, 2004.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
BERMAN, Shari Springer & PULCINI, Robert. Anti-herói americano. Santa Monica: HBO Films, 2003. 101 min.
BRASIL. CPAD: In: Decreto Nº 10.148/2019. Institui a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da administração pública federal, dispõe sobre a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, as Subcomissões de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal e o Conselho Nacional de Arquivos, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10148.htm>. Acesso em: agosto de 2021.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10148.htm. Acesso em dezembro de 2023.
BRASIL. Lei Federal nº 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/l6546.htm >. Acesso em: agosto de 2021.
BRASIL. Decreto Federal nº 82.590, de 6 de novembro de 1978. Regulamenta a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de técnico de Arquivo. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d82590.htm >. Acesso em: agosto de 2021.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de
memória e de identidade. In: RAMOS, M.; FRIGOTO, G.; CIAVATTA, M. (Orgs.). Ensino médio integrado: Concepções e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.83-105.
FARTES, Vera Lúcia B.; SANTOS, Adriana Paula Q. O. Saberes, identidade e autonomia na cultura docente na educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, p. 376-401, maio/ago. 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classes. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40. jan./abr. 2009.
GADELHA, Adriane da Silva. Diagnóstico dos Arquivos e diretrizes para gestão de documentos do Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos) – Escola de Arquivologia, UNIRIO. Rio de Janeiro, p. 127. 2016.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A, 1998.
JARDIM, João. Atravessa a vida. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 2020. 90 min.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP.1990.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, 1993.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silencio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
ROUSSEAU, Jean-Yves e COUTURE, Carol. Os Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
ROGÉRIO, Walter. Beijo 2348/72. Barueri: Alpha Filmes, 1990. 100 min.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, 1(1):131-152, 2003. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1958. Acesso em: 23 nov. 2023.
SOBRAL, Adail.; GIACOMELLI, Karina. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Linguagem, v. 10, p. 1076-1094, 2016.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: Revista Tempo Brasileiro, n. 95, p, 119-126, out/dez 1988.
WOLNIEWICZ, Eveline Boppré Besen. A construção da identidade profissional do técnico-administrativo em educação: saindo dos bastidores da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Centro de Referência em Formação e Educação à Distância – CERFEAD, IFSC. Florianópolis, p. 240. 2019.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.