A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo à luz da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.56-75p

Palavras-chave:

Identidade Profissional. Formação Omnilateral. Memória Institucional.

Resumo

Este artigo aborda alguns aspectos da identidade profissional do arquivista com base na dissertação intitulada A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo à luz da EPT, cujo objetivo principal consiste em apresentar a identidade do servidor responsável pelos arquivos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro (CEFET/RJ) como um profissional intelectual e agente de manutenção e atualização da memória institucional. O trabalho, apresentado ao Programa de Mestrado ProfEPT, Campus Mesquita, IFRJ, consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, na perspectiva de Thiollent (2011), buscando a participação dos sujeitos da pesquisa como colaboradores atuantes na reflexão do tema. Durante a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional: um curso de qualificação profissional no formato de roda de conversa virtual com base na exibição de trechos de filmes sobre as incumbências do profissional do arquivo com a finalidade de apresentar a categoria como disseminadora do conhecimento, responsável por promover a manutenção e renovação da memória institucional. A validação do curso de capacitação teve por finalidade estimular uma reflexão sobre o papel dos arquivos e arquivistas na instituição e promover conscientização crítica entre os servidores do CEFET/RJ quanto à importância de suas ações no tocante à memória e identidade institucional. Também evidenciou que o trabalho do arquivista, arraigado no pensamento crítico, pode se embasar no conceito da educação omnilateral, contida na EPT, de modo a criar mudanças positivas em cursos de capacitação contínuos para arquivistas que compreendam suas tarefas como uma atividade intelectual e não mecanicista. A pesquisa conclui que os profissionais em voga não são institucionalmente reconhecidos como produtores de conhecimento.

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Biografia do Autor

Leonardo Souza Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Arquivista do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Heleno Álvares Bezerra Júnior, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Campus Mesquita, do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

SANTOS, Leonardo Souza; BEZERRA JÚNIOR, Heleno Álvares. A construção da identidade profissional dos trabalhadores de arquivo à luz da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 2, p. 56–75, 2024. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i2.56-75p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1426. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico