Educação em saúde à luz da formação omnilateral: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.25-37pPalavras-chave:
Educação em saúde. Ensino tecnológico integrado. Formação integral. Formação omnilateral. Institutos Federais.Resumo
A práxis da educação em saúde contextualizada, atualizada e de qualidade, que considere os significados e valores dos próprios sujeitos, deve ser itinerário das ações nas unidades de ensino, principalmente naquelas em que a educação integral e humana são princípios formadores. Refletindo sobre essa questão verificou-se que os estudos sobre a formação integral, embasando as atividades da educação em saúde, carecem de um olhar mais sensível dos pesquisadores, educadores, bem como dos profissionais de saúde e equipe multiprofissional. O objetivo deste artigo foi relacionar abordagem de educação em saúde associada ao ensino omnilateral que contribua para a formação dos discentes do ensino tecnológico integrado ao médio. Como método, realizou-se uma revisão sistemática de trabalhos a partir de 2015. Os achados, que foram analisados de forma qualitativa e correlacionados com o aporte teórico, são produto de ações e pesquisas sobre a relação da educação em saúde e da formação omnilateral, na qual citamos: a necessidade de desenvolver habilidades nos profissionais envolvidos, voltados para a formação omnilateral e transversal; e a falta de regulamentação dos serviços oferecidos pelos setores de saúde institucionais, o que faz com que cada instituição adote uma forma de trabalho. Positivamente, os discentes envolvidos adotam uma postura de transformadores das realidades em que se encontram e receptivos às novas informações, tornando-se o ponto de congruência entre as pesquisas. Os resultados contribuem na compreensão de que as atividades pedagógicas em saúde, quando relacionadas à formação omnilateral, favorece formação integral, não somente em nível acadêmico, mas também uma formação humana plena.Downloads
Métricas
Referências
ANCINI, Denise Margareth Borges. Implantação de ações de educação em saúde no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete integradoras ao Programa Saúde na Escola. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/169108. Acesso em: 21 jul. 2021.
BACZINSKI, Alessandra Vanessa de Moura; COMAR, Sueli Ribeiro. A educação brasileira: perspectivas para a formação omnilateral em tempos de capitalismo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 2, p.79-92, abr/jun 2019. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3049. Acesso em: 25 jul. 2021.
BERNARDO, Amanda de Lima Oliveira. Promovendo a educação em saúde através da orientação sobre uso racional de medicamentos: um projeto de extensão no ensino tecnológico em farmácia. Araruna/PB: IFPB, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3494/1/AMANDA%20DE%20LIMA%20OLIVEIRA%20BERNARDO.pdf. Acesso em 31 jul. 2023.
BERTOLINI, Audrey Andrade; VILLELA, Renata Nicizak; MEYER, Karyn; TONACIO, Larissa Vicente. “I Agita IFSP”: ações de prevenção e promoção à saúde para alunos do ensino médio integrado ao técnico profissionalizante do Instituto Federal de Barretos. IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica – CONEPT. Araraquara – set. 2018. Disponível em: http://ocs.ifsp.edu.br/index.php/conept/iv-conept/paper/viewFile/4196/724. Acesso em: 25 jul. 2021.
BLEICHER, Taís; OLIVEIRA, Raquel Campos Nepomuceno de. Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidades federais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 543–549, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031040. Acesso em: 22 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%207.234%2C%20DE%2019,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf. Acesso em 22 jul. 2021.
CARVALHO, Emily Lima; JESUS, Ludmila Anjos de; SANTOS, Jairo Oliveira dos; PAZ, Osni Santos; VIEIRA, Gabriel Nóbrega; NEVES, Robson da Fonseca. Saúde do adolescente na rede federal de ensino brasileira: uma metassíntese. Saúde debate [online], v. 46, n. spe3, p. 227–243, nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E317. Acesso em: 15 jul. 2023.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 22 jul. 2021.
COSTA, Sueli da Silva.; ZANCUL, Mariana de Senzi. Competências curriculares para o letramento científico em saúde: potencialidades e limitações em uma Instituição Federal de Educação Profissional. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 607–620, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14095. Acesso em: 22 jul. 2023.
FARIAS, Leonardo Monte Silva Monteiro de. Assistência estudantil no IFPA campus João Pessoa: contradições, limites e desafios para a atenção aos estudantes do ensino superior.. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12976. Acesso em 15 jul. 2021.
FERREIRA, Ailson Darlan Sales; COSTA, Ellyda Fernanda Lopes; FARIAS, Karol Fireman de; BEZERRA, Rubens Pereira; DANTAS, Tiago Ferreira; ZACARIAS, Vinicius Silva. A história da Educação em Saúde e seus modelos de prática impostos à sociedade. Diversitas Journal, v. 1, n. 1, p. 48-54, 1 jan. 2016.
FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins de; MACHADO, Vera Lúcia Taqueti; ABREU, Margaret Mirian Scherrer de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, pp. 397-402, 2010. ISSN 1678-4561. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000200015. Acesso em: 22 jul. 2021.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. v. 2.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a formação do homem. Tradução de Newton Ramos de Oliveira e Paolo Nosella. Revista HISTEDBR On-line, número especial, abr. 2011, p. 6-15. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639891. Acesso 22 abr. 2022.MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes, 1978.
MELO, Edja Clébya dos Santos; PEREIRA, Juliana de Castro Nunes; HENRIQUES, Amanda Haissa Barros; BARBOSA, Luciana Uchôa; MUNIZ, Marcela Lourene Correia; BATISTA, Suênia de Sousa Silva. Educação em saúde com jovens escolares abordando gravidez na adolescência: relato de experiência. Revista Saúde, v. 11, n. 1 (ESP), 2017. Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3167. Acesso em: 22 jul. 2021.
MOHR, Adriana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Santa Catarina. 2002. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: http://www.ieb.usp.br/wp-content/uploads/sites/293/2016/05/Tese_ADRIANA_MOHR.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.
MOTA, Karla Rodrigues. A “travessia”: a formação omnilateral no curso técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/bitstream/prefix/530/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Karla%20Rodrigues.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.
MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação [online]. v.20, n. 63, pp.1057-1080, 2015. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313 Acessado em 20 jun 2022
OLIVEIRA, Elisa Georgina Nogueira Barros; RODRIGUES, Adriana de Carvalho Figueiredo. Práticas integradoras: possibilidades para a formação integral no Ensino Médio Integrado. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 3, p. 524-536, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1360. Acesso em: 23 jul. 2021.
OMS — ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Facet definitions and questions. Geneva: World Health Organization, 1995.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos políticos-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal/RN: Editora IFRN, 2015.
PEREIRA, Juliana de Castro Nunes; BARBOSA, Luciana Uchôa; HENRIQUES, Amanda Haissa Barros; ARAÚJO, Patrícia Maria de Oliveira Andrade; MUNIZ, Marcela Lourene Correia; MELO, Edja Clébya dos Santos; PRIORI, Andrezza Renata Araujo de Figuerêdo. Educação em saúde com adolescentes escolares acerca da sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 29, p. e1130, 31 ago. 2019.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
SEVALHO, Gil. O conceito de vulnerabilidade e a educação em saúde fundamentada em Paulo Freire. Interface, Botucatu, v. 22, p. 177-188, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0822. Acesso em: 24 jul. 2021.
SILVA, Meireles Rodrigues Inácio da; ALMEIDA, Alinne Paula de; MACHADO, Juliana Costa; SILVA, Luciana Saraiva da; CARDOSO; Juliana Aparecida Fialho; COSTA, Glauce Dias da; COTTA, Rosângela Minardi Mitre. Processo de Acreditação das Escolas Promotoras de Saúde em âmbito mundial: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 2, p. 475-486, 2019. ISSN 1678-4561. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.23862016. Acesso em: 26 jul. 2021.
SOBRAL, Karine Marins; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; ARAÚJO, Raquel Dias. Gramsci e o trabalho como princípio educativo: escola unitária e a construção da nova sociedade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 178–196, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8644327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644327. Acesso em: 1 jul. 2021.
SOUZA, Fernanda Lavarda Ramos; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Práticas de educação em saúde para a formação integral de discentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha campus Jaguari. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. (org.). A educação no Brasil: avanços, limites e contradições 5. São Paulo: Atena Editora, 2020. p. 297-306. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2940. DOI 10.22533/at.ed.35620170129. Acesso em: 24 jul. 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.