Perfil etário dos estudantes de operador de computador do Proeja do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.38-52pPalavras-chave:
EJA. Juvenilização. Perfil etário. Proeja.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil etário dos alunos do curso de Operador de Computador integrado ao Proeja do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins nos anos de 2017 a 2022. Para tanto, é necessário compreender aspectos pontuais do conceito de “juventude(s)” e definir quem são os sujeitos que emergem do fenômeno da juvenilização. Assenta-se num estudo qualitativo com viés descritivo documental e bibliográfico, com o intuito de conhecer e apresentar o perfil etário de um grupo por meio de tabelas disponibilizadas em plataforma de dados públicos. O estudo apontou que o perfil etário do curso pesquisado são de pessoas de 15 a 29 anos, o que pode indicar o fenômeno da Juvenilização na EJA.Downloads
Métricas
Referências
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ser jovem no Brasil hoje:políticas e perfis da juventude brasileira. Cadernos Adenauer XVI, São Paulo, n. 1, 2015. p. 13-24. Disponível em: https://www.kas.de/c/document_library/get_file?uuid=55825619-323e-712f-2f0a-f7b2fb31b673&groupId=265553. Acesso em: 13 jan. 2023.
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ser jovem hoje, no Brasil: desafios e possibilidades. 2. ed. Brasília: Flacso Brasil, 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 30 jan. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm. Acesso em: 30 jan. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, DF: Presidência da República, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 08 dez. 2022.
BRASIL. Sistema Integrado de Administração de Pessoal – PortalSiapenet. Apresentação. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.siapenet.gov.br/Portal/Servico/Apresentacao.asp. Acesso em: 06 fev. 2023.
CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos–REVEJA. Minas Gerais: UFMG, 2007. 339 p. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/documento/educa%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-e-adultos-e-juventude-o-desafio-de-compreender-os-sentidos-da-presen%C3%A7-d. Acesso em: 15 fev. 2023.
DAYRELL, Juarez. Por uma pedagogia da juventude. Onda Jovem, São Paulo, n.1, 2005. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/09/anexo-i_por-uma-pedagogia-da-juventude_juarez-dayrell.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.
ESTEVES, Luiz Carlos Gil; ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, Juventudes: pelos outros e por elas mesmas. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil (org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Unesco, 1. ed., 2007. p. 19-54. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/publicacoes/semesp/Vol27_ed1_juventudes.pdf. Acesso em: 11 dez. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. 2022. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/populacao-por-sexo-e-grupo-de-idade-2010.html. Acesso em: 15 jan. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo Técnico: Censo escolar da educação básica 2021.Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 08 dez. 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Apresentação. Palmas, 2019. Disponível em: http://portal.ifto.edu.br/ifto/reitoria/pro-reitorias. Acesso em: 10 fev. 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos- Proeja. Brasília, ago. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 30 de setembro de 2009. Dispõe sobre a instituição Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), em substituição ao Cadastro Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio(CNCT), definido pela Resolução CNE/CEB nº 4/99. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb003_09.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1, de 3 de janeiro de 2018. Institui a Plataforma Nilo Peçanha - PNP, a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - REVALIDE. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1590412/do1-2018-01-04-portaria-n-1-de-3-de-janeiro-de-2018-1590408. Acesso em: 10 dez. 2022.
MIRON, Kerén Talita Silva; SCHARDOSIM, Chris Royes. Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização. In: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (org). EJA em debate. Ano 10. Florianópolis: IFSC, 2021. p. 31-48.
MORENO, Gilberto Geribola. Juventude e educação de jovens e adultos. FEUSP, 2008. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/4143. Acesso em: 30 fev. 2023.
NEVES, Bruno Miranda. A Educação de Jovens e Adultos nos Institutos Federais. EJA Em Debate, Florianópolis, ano 2, n. 2, jul. 2013. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/1099. Acesso em: 10 jan. 2023.
PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. (Re)Abrindo a Cena: Juventude(s), Emergências, Convergências e Dispersões. In: GARBIN, Elisabete Maria; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo (org.). Juventudes Contemporâneas: Emergências, Convergências e Dispersões. Porto Alegre: CirKula, 1.ed., 2020. p. 171-204.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Líbia Suzana Garcia da. Juvenilização na Eja: Experiências e Desafios. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27414/000764715.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jan. 2023.
ZACARIOTTI , Marluce; SILVA, Rita de Cassea Coronheira. Quando as Juventudes Falam: Percepções sobre o Ensino Médio e o protagonismo juvenil. Palmas: Ed UFT, 2020. Disponível em https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/2525. Acesso em: 12 fev. 2023.
ZACARIOTTI, Marluce; SILVA, Jerônimo Cavalcante Dantas da; FRUTUOSO, Luciana Patrícia da Silva. O processo de juvenilização na EJA: novas trilhas, outros sujeitos. In: DIAS, Karina de Araújo (org.). Formação Docente em Perspectiva: políticas, proposições e práticas. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2021. p. 303-313. E-book.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.