Educação ambiental e descarte de resíduos sólidos: uma leitura sobre a coleta domiciliar na cidade de Araguaína, Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.29-46p

Palavras-chave:

Gestão dos Resíduos, População, Responsabilidade ambiental

Resumo

O gerenciamento de resíduos sólidos constitui um dos grandes desafios atuais à gestão ambiental urbana nos municípios brasileiros. A temática apresenta ampla complexidade, pela interconectividade com diversos fatores, como a produção, o consumo, o comportamento, a educação e os hábitos da população, o que reflete na organização do saneamento básico e no planejamento urbano. Buscando uma reflexão sobre a relação entre a educação ambiental e a coleta domiciliar de resíduos sólidos na cidade de Araguaína, o presente estudo teve por objetivo mapear a frequência da coleta domiciliar, inferindo indiretamente a participação e a colaboração da população no descarte adequado de resíduos nas vias públicas. Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, verificou-se que mesmo com uma ampla cobertura de coleta domiciliar na cidade, em determinadas áreas, tanto comerciais quanto residenciais, parte da população não atendeu ao cronograma de coleta pela gestão municipal. Além disso, observou-se que os resíduos são descartados de modo inadequado em diversas áreas da cidade. Nesse sentido, destaca-se a importância da consciência social, educação ambiental e colaboração da população na gestão de resíduos urbanos.

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Biografia do Autor

Daniely Lima Silva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Discente do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins — IFTO . *dannylima38@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6771-133X

Patrick Andrade Arrivabene, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Engenheiro Civil da Secretaria do Planejamento de Araguaína. Discente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais do Campus Araguaína da Universidade Federal do Norte do Tocantins — UFNT * ptkarrivabene97@gmail.com. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-0829-9484.

Cristina Sousa da Silva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Docente do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins — IFTO . * cristiangeoifto@ifto.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8827-8549.

Ana Flávia de Morais Oliveira, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Docente do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins — IFTO. *anaflaviamo@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3210-1618.

Sabrina Guimarães Paiva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Docente do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins —IFTO. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais do Campus Araguaína da Universidade Federal do Norte do Tocantins — UFNT. *sabrinapaiva@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5006-9490.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

SILVA, Daniely Lima; ARRIVABENE, Patrick Andrade; SILVA, Cristina Sousa da; OLIVEIRA, Ana Flávia de Morais; PAIVA, Sabrina Guimarães. Educação ambiental e descarte de resíduos sólidos: uma leitura sobre a coleta domiciliar na cidade de Araguaína, Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 4, p. 29–46, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.29-46p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1454. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico