O desafio e as perspectivas da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1471

Palavras-chave:

Cooperação, Decolonialidade, PALOP, Sociologia, Bibliometria. Educação corporativa. Universidade corporativa.

Resumo

O presente trabalho aponta para alguns dos desafios enfrentados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na consolidação da Sociologia como área relevante do conhecimento, seja no âmbito universitário ou escolar. Para isso, utilizaremos de algumas das poucas bibliografias sobre a temática, como também entrevistas com docentes e estudantes africanos. Nesses jovens países, a Universidade e a Sociologia são novas e carecem de institucionalidade. A falta de investimento por parte do Estado, a precária estrutura, a dificuldade de cooperação acadêmica e entraves linguísticos, dificultam ainda mais o processo. É importante buscar sinergia entre os países, com trocas de experiência e cooperação internacional - inclusive com o Brasil -, e também entre docentes e estudantes na luta pela disciplina.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo de Souza Pain, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Endereço eletrônico: rodrigo.pain@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-2223-5110. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6156002633342205.

Referências

ABREU, C. C. B. de. Sociedade civil em Angola: da realidade à utopia. Tese (Doutorado). Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006.

ARNALDO, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain.Luanda, 20 jun. 2023.

CARDOSO, C. Desenclavar as Ciências Sociais na África lusófona: iniciativa especial do

CODESRIA. Revista de Antropologia. Universidade de São Paulo, v.60, n.3, São Paulo, 2017.

COSTA, L. M. A Sociologia em Angola: posições e proposições. Ngola - Revista de Estudos Sociais, Luanda, v.1, n.1, 1997.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes 2019.

HOUNTONDJI, P. J. Knowledge of Africa, Knowledge by Africans: Two Perspectives on African Studies. RCCS Annual Review, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/rccsar.174

KAJIBANGA, V. Sociologia em Angola: paradigmas clássicos e tendências actuais. Revista Angolana de Sociologia, Luanda, n.4, dez. 2009.

LEPECS (Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais/UERJ). Seminário Internacional - Movimento Estudantil em Angola, Brasil e Moçambique. Disponível em: YouTube, 27 out. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com. Acesso em: 08 nov. 2023.

LOPES, D. D. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Bissau, 02 jun. 2023.

MANUEL, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain, Luanda, 06 dez. 2022.

MENESES, M. P. As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização. Perspectiva, Florianópolis, v.34, n.2, maio/ago, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p338

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção decolonial e o significado de identidades em política. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008.

MORAIS, F. C. Para um funcionamento da sociedade sociológica angolana: rumo a promoção e desenvolvimento da ciência. In: PAIN, R. de S. (org.) Sociologia e Educação. Múltiplos olhares do Ensino no Brasil e em Angola. Editora Ioles, Boa Vista, 2023.

MUDIMBE, V. The invention of Africa: gnosis, philosophy and the order of knowledge. Bloomington: Indiana University Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.2979/2080.0

ORLET, A. Entrevista concedida a Rodrigo de Souza Pain. Praia, 10 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14544

SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SILVA, T. C. Liberdade acadêmica e Ensino Superior em Moçambique. Revista Tensões Mundiais, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018. DOI: https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v7i13.593

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

PAIN, Rodrigo de Souza. O desafio e as perspectivas da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1471, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1471. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1471. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico