O uso de textos científicos, experimentos, jogos didáticos e vídeo como ferramentas de ensino em ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.61-76p

Palavras-chave:

Aprendizagem. Experimentação. Jogos. Texto de Divulgação Científica.

Resumo

Novas ferramentas de ensino vêm sendo amplamente divulgadas para uso durante as aulas, ficando à escolha dos professores selecionar aquela que mais se aplica ao conteúdo e à turma, assim como verificar a sua eficácia. Partindo desse pressuposto, este trabalho foi realizado com o objetivo de verificar as contribuições do uso de textos de divulgação científica, jogos didáticos, vídeo e experimentação como ferramentas de ensino na disciplina de ciências, por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e uso de um questionário, sendo relevante destacar que essas ferramentas foram aplicadas nas seguintes escolas localizadas no município de Araguatins: Escola Municipal Rui Barbosa, turmas de 8° e 9° anos, multisseriadas, localizada no Povoado Taquarizinho, com a participação de 12 discentes; e Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, Centro, turma de 9º ano, com a participação de 30 alunos. Os resultados obtidos nos revelam a eficácia e a contribuição da utilização dessas ferramentas, uma vez que elas transformam a sala de aula em um ambiente mais dinâmico e tornam o ensino-aprendizagem mais contextualizado, significativo e prazeroso para o estudante.

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Biografia do Autor

Anna Beatriz Pereira dos Santos, Instituto Federal do Tocantins

Possui formação técnica integrada ao Ensino Médio de Técnica em Agropecuária e graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2021).

Luana Priscilla Rodrigues Macêdo, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em química pela Universidade Federal do Tocantins (2019), com graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Araguatins. Com experiência de projeto de pesquisa na área de Química Analítica, com ênfase em Química Analítica Ambiental, Ecotoxicologia, Biocombustíveis, Biorrefinarias e Quimiometria. Atualmente professora do curso técnico de agropecuária integrado ao médio e ´do curso superior em licenciatura em ciências biológicas. E-mail: luana.macedoqui@gmail.com; E-mail institucional: luana.macedo@ifto.edu.br

Lenilson Rodrigues de Oliveira, servidor da Secretária de Educação do Estado do Tocantins - SEDUC.

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização "Lato sensu" em Ensino da Física, Faculdade Fapaf (2016), Pós-graduação "stricto sensu" Mestrado Nacional Profissional em Ensino da Física, Universidade Federal do Tocantins (2020). Professor efetivo do estado do Tocantins desde julho de 2011.

Antonio Marcos Lopes dos Santos, Instituto Federal do Tocantins

Cursando o curso de licenciatura em ciências biológicas no IFTO campus Araguatins, possuo diversos trabalhos de iniciação cientifica e extensão concluídos, atualmente desenvolvo dois projetos de pesquisa e sou bolsista pelo programa de residência pedagógica.

Tiago dos Reis Almeida, Instituto Federal do Tocantins

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (2010-2014). Graduado em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2010-2014). Mestre em físico-química (2016) pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP). Experiência em química computacional, com ênfase na descrição de complexos de transição e suas propriedades espectroscópicas, usando a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e métodos semiempíricos.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DOS SANTOS, Anna Beatriz Pereira; MACÊDO, Luana Priscilla Rodrigues; DE OLIVEIRA, Lenilson Rodrigues; DOS SANTOS, Antonio Marcos Lopes; ALMEIDA, Tiago dos Reis. O uso de textos científicos, experimentos, jogos didáticos e vídeo como ferramentas de ensino em ciências. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 8, n. 3, p. 61–76, 2024. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i3.61-76p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1494. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico