Jornada de trabalho, qualidade de vida e prática de atividades físicas de professores

Autores

  • Diego Francisco da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.83-90p

Resumo

O presente estudo buscou verificar jornada de trabalho, qualidade de vida e prática de atividades físicas de professores, e se caracteriza como pesquisa de campo de cunho transversal. Participaram do estudo, 17 professores, de ambos os sexos. Os participantes possuíam idade média de 43 anos. Para avaliar a jornada de trabalho, foi utilizado um questionário próprio (QJT); e para avaliar a qualidade de vida e a prática de atividades físicas, foram utilizados os questionários, Whoqol-Bref e o Ipaq-Versão curta. Verificou-se que os professores possuíam uma ampla jornada de trabalho, com média de 42 horas de trabalho formal, e média de 14 horas de trabalho informal; 58,8% dos professores encontravam-se como sedentários e irregularmente ativos; os outros 41,2%, como ativos e muito ativos. Os professores demonstraram qualidade de vida de regular a boa, com média de 62 pontos no escore de qualidade de vida. O estudo revelou, portanto, que os professores dispõem de uma extensa jornada de trabalho. Por outro lado, poucas horas são dedicadas ao lazer.Palavras-chave: Atividade física. Jornada de trabalho. Professor. Qualidade de vida.

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

SILVA, Diego Francisco da. Jornada de trabalho, qualidade de vida e prática de atividades físicas de professores. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 1, p. 83–90, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.83-90p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/168. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico