Impactos da educação física escolar na escolha dos(as) discentes por um estilo de vida fisicamente ativo fora da escola

Autores

  • José Wilson Felipe dos Santos
  • Diego Francisco da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.57-65p

Resumo

Este estudo consistiu numa pesquisa de delineamento transversal que buscou avaliar o perfil de atividade física dos(as) discentes de duas instituições públicas de ensino, bem como, a partir do aspecto motivacional, conhecer a influência das aulas de Educação Física Escolar na escolha dos(as) discentes em atividades físicas fora do contexto escolar. Foram utilizados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Questionário de Atividade Física Fora da Escola (QAFFE). Com isso, o estudo identificou que a maioria dos jovens foram classificados como “ativo” e “muito ativo” (83,33% na escola de referência e 66,66% na escola de aplicação), e que grande parte dos(as) estudantes consideram que as aulas de Educação Física influenciam na escolha de atividades físicas fora do contexto escolar (75% na escola de referência e 66,66% na escola de aplicação).Palavras-chave: Atividade física. Educação física. Escola. Motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Rev. Educ. Fís/uem, [s.l.], v. 26, n. 4, p. 601-610, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan./mar. 2004.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: Caderno de formação: formação de professores didática geral. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 51-75, v. 16.

DRESCH, Franciele et al. Nível de atividade física de escolares da rede pública de ensino de um município do rio grande do sul. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 26, n. 3, p. 365-371, 2013.

FERMINO, Rohério César; RECH, Cassiano Ricardo; HINO, Adriano Akira Ferreira; AÑES, Ciro Romelio Rodriguez; REIS, Rodrigo Reis. Atividade física e fatores associados em adolescentes do ensino médio de Curitiba. Brasil. Rev Saúde Pública, 2010;44(6):986-95.

FONTES et al. participação nas aulas de educação física: uma questão de obrigação ou motivação? In: VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 8., 2016, Criciúma. Anais. Criciúma: Secretarias do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2016. p. 1 - 5. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/viewfile/8249/4462. Acesso em: 28 mar. 2019.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Editora Phorte, 2005.

MARCHINI, Amanda de Campos; ARMBRUST, Igor. Educação Física e sua influência fora da escola: opinião de alunos do Ensino Médio. Coleção Pesquisa em Educação Física - v.11, n. 4, 2012 - ISSN: 1981-4313.

OLIVEIRA, Jonnathan Salles Franco de. Fatores motivacionais nas aulas de Educação Física Escolar do Ensino Médio. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa nº 385 – fevereiro de 2014. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs385/en/.em: Acesso em: 8 maio 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Recomendações globais sobre atividade física para a saúde, 2011. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_recommendations/en/. em: Acesso em: 17 maio 2017.

PEREIRA, Raquel Stoilov; MOREIRA, Evando Carlos. A participação dos alunos do Ensino Médio em aulas de Educação Física: algumas considerações. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. 16, n. 2, p. 121-127, 2. sem. 2005.

PERNAMBUCO. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros curriculares de Educação Física, Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação-PE, 2013.

PUJOL, Luan Abel Pereira. O afastamento dos alunos das aulas de Educação Física no Ensino Médio: estudo de caso do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

SANTOS, José Wilson Felipe dos; SILVA, Diego Francisco da. Impactos da educação física escolar na escolha dos(as) discentes por um estilo de vida fisicamente ativo fora da escola. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 1, p. 57–65, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.57-65p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/170. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico