A comunicação organizacional: conceitos e perspectivas contemporâneas

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.56-67p

Resumo

Este trabalho discute questões conceituais sobre os elementos fundamentais da comunicação organizacional e algumas perspectivas atuais sobre a importância da comunicação na construção de imagens e identidades institucionais.  Em termos objetivos, o texto traça um panorama teórico acerca de concepções mais tradicionais das ações comunicativas nas empresas, em contraste com novas vertentes que tomam a tecnologia da informação, a comunicação integrada em rede e seu papel preponderante nos planos estratégicos de gestão na contemporaneidade, com destaque às diferentes formas de comunicação organizacional, tais como a comunicação interna, a administrativa, a mercadológica e a institucional. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de um texto baseado na revisão de literatura a fim de consolidar pontos cruciais para se pensar a gestão contemporânea.Palavras-chave: Comunicação organizacional. Gestão estratégica. Tecnologia. Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Vagner de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Adilson Vagner de Oliveira possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Mestrado em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013), Especialização em Metodologia do Ensino de Português e Literatura pela Fael (2011) e Educação Profissional pelo IFMT (2012). Graduação em Letras Inglês/Português pela UNEMAT (2007). Pesquisador do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC) do Instituto Federal de Mato Grosso e coordena o Grupo de Pesquisa Literaturas Africanas: história, política e sociedade (2017/2019). Atualmente exerce o cargo de Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos no Campus Avançado de Tangará da Serra. Possui experiência nas áreas de Ensino de Literatura e Línguas Estrangeiras, Literatura Comparada, Metodologia de Pesquisa Científica, Estudos Culturais e Pós-coloniais.

Referências

BONNICI, T. S. Strategic management. Wiley Encyclopedia of management. v. 3 John Wiley & Sons, 2014. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/272352897_Strategic_Management Acesso em 10 jan. 2019.

CARDOSO, O. O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. RAP, Rio de Janeiro 40(6) :1123-44, nov. /dez. 2006.

CASTELLS, M. Sociedade em Rede. v.1, 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CRUZ, E M. K.; SEGATTO, A P. Processos de Comunicação em Cooperações Tecnológicas Universidade- Universidade-Empresa: Estudos de Caso em Universidades Federais do Paraná. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 430-449, jul./ago., 2009.

KUNSCH, M. M. Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. In: MARQUES, A; OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. L. Comunicação organizacional: Vertentes conceituais e Metodológicas. v. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

_________. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento 51 · v.26 · jul./dez, 2007.

_________. Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes. V. 8 - Nº 2, p. 35-61jul./dez. 2014.

________. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2 ed. São Paulo:

Summus Editorial, 2003.

MACHKOUR, M. La communication organisationelle. Disponível em : https://independent.academia.edu/mounirmachkour Acesso em 07/01/2019.

MARCHIORI, M. Cultura e Comunicação Organizacional: um olhar estratégico sobre as organizações. 2 ed. São Caetano: Difusão Editora, 2011.

MARQUES, A.; OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. L. Comunicação organizacional: Vertentes conceituais e Metodológicas. v. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

OUAHI, L. A.; GHARBAOUI, K. J. M.; NEJJARI, R; ABDELALI, E., JKAARI, K. Communication organisationnelle. Dissertação (Mestrado em Gestão e Auditoria das Organizações). Universidade Sidi Mohammed Ben Abdellah. Marrocos, 2010.

OLIVEIRA, A. V.; SANTOS, E. R.; SILVA, K. C. F.; BRITO, L.; SOUZA, M. C.; PIZZONI, T. G. P. Comunicação organizacional como estratégia de gestão. RCA. v.7 nº13, jan-jun, 2018a.

OLIVEIRA, A. V.; ANUNCIAÇÃO, P.; CRUZ, N. F.; GUEDES, M. C. G. Comunicação organizacional: fundamentos da gestão estratégica. In: Anais da IV JENPEX – Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Tangará da Serra – 2018b – ISSN 2448-0592.

SHANNON, C.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949.

TURKALJ, Ž.; FOSIĆ, I. Organizational communication as an important factor of organizational behavior. Interdisciplinary Management Research V, 2015. Disponível em <http://www.efos.unios.hr/repec/osi/journl/PDF/InterdisciplinaryManagementResearchV/IMR5a03.pdf> Acesso 10 jan. 2019.

WELLS, D. L. A Handbook for Strategic Planning. Washington, DC: Department of the Navy Total Quality Leadership Office, 1994.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

DE OLIVEIRA, Adilson Vagner. A comunicação organizacional: conceitos e perspectivas contemporâneas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 2, p. 56–67, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.56-67p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/171. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico