Percepção e formação docente sobre o TDAH na Educação Profissional e Tecnológica: um recorte no Instituto Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1725Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Necessidades Educacionais Específicas, TDAHResumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos em diferentes dimensões da vida cotidiana, e o desempenho acadêmico é uma das dimensões mais afetadas. Nesse cenário, a formação docente é essencial para que os professores possam identificar o transtorno e adotar práticas pedagógicas adequadas às necessidades educacionais dos estudantes com TDAH. No entanto, estudos revelam lacunas significativas na formação dos docentes da Educação Básica, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dificultando a construção de práticas inclusivas. Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Campus Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins, quanto ao nível de conhecimento acerca do TDAH, bem como o acesso à formação inicial e continuada sobre a temática. Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, bibliográfica e aplicação de questionário on-line. Participaram quinze docentes, e os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se considera suficientemente informada sobre o transtorno, mesmo aqueles que já atuaram com estudantes com TDAH. Apontam-se lacunas formativas importantes e a valorização unânime da formação continuada, com ênfase na necessidade de abordagens práticas. Conclui-se que é urgente fortalecer a formação teórico-prática dos docentes, tanto inicial quanto continuada, para garantir práticas pedagógicas inclusivas que atendam às especificidades dos estudantes que têm o TDAH no contexto da EPT.Downloads
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