Percepção e formação docente sobre o TDAH na Educação Profissional e Tecnológica: um recorte no Instituto Federal do Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1725

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Necessidades Educacionais Específicas, TDAH

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos em diferentes dimensões da vida cotidiana, e o desempenho acadêmico é uma das dimensões mais afetadas. Nesse cenário, a formação docente é essencial para que os professores possam identificar o transtorno e adotar práticas pedagógicas adequadas às necessidades educacionais dos estudantes com TDAH. No entanto, estudos revelam lacunas significativas na formação dos docentes da Educação Básica, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dificultando a construção de práticas inclusivas. Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Campus Pedro Afonso, do Instituto Federal do Tocantins, quanto ao nível de conhecimento acerca do TDAH, bem como o acesso à formação inicial e continuada sobre a temática. Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, bibliográfica e aplicação de questionário on-line. Participaram quinze docentes, e os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores não se considera suficientemente informada sobre o transtorno, mesmo aqueles que já atuaram com estudantes com TDAH. Apontam-se lacunas formativas importantes e a valorização unânime da formação continuada, com ênfase na necessidade de abordagens práticas. Conclui-se que é urgente fortalecer a formação teórico-prática dos docentes, tanto inicial quanto continuada, para garantir práticas pedagógicas inclusivas que atendam às especificidades dos estudantes que têm o TDAH no contexto da EPT.

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Biografia do Autor

Virgínia Céilia Benevides Holanda, Instituto Federal do Tocantins

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Tocantins. Pedro Afonso, Tocantins, Brasil. Correio eletrônico: virginia.holanda@estudante.ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-6912-7853. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2327156014723133.

Valci Ferreira Victor, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal do Tocantins. Palmas, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: victor@ifto.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2935-5895. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7106815422634632.

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Publicado

2025-09-01

Como Citar

HOLANDA, Virgínia Céilia Benevides; VICTOR, Valci Ferreira. Percepção e formação docente sobre o TDAH na Educação Profissional e Tecnológica: um recorte no Instituto Federal do Tocantins: . Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1725, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1725. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1725. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico