Estágio supervisionado: desafios no curso de licenciatura em Computação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins

Autores

  • Rosangela Sousa Matos Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional
  • Lucivan Augusto da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO.

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.66-74p

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa que discorre sobre a importância da formação docente no estágio supervisionado, ou seja, apresenta os desafios encontrados por acadêmicos no decorrer do estágio. Tais desafios foram investigados no curso de licenciatura em Computação, ofertado no Campus Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi definido para o desenvolvimento do referencial o objetivo de investigar os desafios enfrentados pelos acadêmicos no estágio, para melhor compreender a visão deles sobre essa temática. A pesquisa, portanto, é de cunho qualitativo, mediante aplicação de questionário, com perguntas semiestruturadas. O público-alvo definido foram acadêmicos matriculados na disciplina de estágio supervisionado, etapa obrigatória do curso. Os resultados foram obtidos a partir dos gráficos, os quais foram analisados criticamente, tendo indicado que existem dificuldades que afetam o rendimento das atividades desenvolvidas no estágio. Indica ainda que o estágio supervisionado deve ser valorizado, pois é uma das etapas de maior importância para a formação docente, que requer atenção das instituições de ensino e, consequentemente, dos docentes que ministram a disciplina. Portanto, esta pesquisa é de grande relevância e ainda carece de mais estudos para a compreensão da temática, porque permitiu conhecer melhor a realidade dos estagiários nas escolas e permitiu aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação do processo de formação docente.Palavras-chave: Acadêmicos. Desafios. Docência. Estágio supervisionado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Sousa Matos, Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional

Acadêmica no curso de Licenciatura em Computação e Técnica em Logística no IFTO - Campus Porto Nacional.

Lucivan Augusto da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - IFTO.

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso ? UFMT (2010). Especialização em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão ? IBPEX (2003). Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará ? UEPA (2000). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS-IFTO/ PORTO NACIONAL cargo: Pedagogo e Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins. Tem experiência como docente na educação básica e superior, novas tecnologia na educação, tutoria em EAD e presencial, supervisão, administração e orientação educacional. Desenvolve pesquisas com ênfase no campo da formação de professores, políticas públicas educacionais, filosofias e psicologia da educação.

Referências

ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PICONEZ, S. et. al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Como Citar

MATOS, Rosangela Sousa; DA SILVA, Lucivan Augusto. Estágio supervisionado: desafios no curso de licenciatura em Computação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 1, p. 66–74, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.66-74p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/176. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico