Estágio supervisionado: desafios no curso de licenciatura em Computação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i1.66-74pResumo
O presente artigo é fruto da pesquisa que discorre sobre a importância da formação docente no estágio supervisionado, ou seja, apresenta os desafios encontrados por acadêmicos no decorrer do estágio. Tais desafios foram investigados no curso de licenciatura em Computação, ofertado no Campus Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Foi definido para o desenvolvimento do referencial o objetivo de investigar os desafios enfrentados pelos acadêmicos no estágio, para melhor compreender a visão deles sobre essa temática. A pesquisa, portanto, é de cunho qualitativo, mediante aplicação de questionário, com perguntas semiestruturadas. O público-alvo definido foram acadêmicos matriculados na disciplina de estágio supervisionado, etapa obrigatória do curso. Os resultados foram obtidos a partir dos gráficos, os quais foram analisados criticamente, tendo indicado que existem dificuldades que afetam o rendimento das atividades desenvolvidas no estágio. Indica ainda que o estágio supervisionado deve ser valorizado, pois é uma das etapas de maior importância para a formação docente, que requer atenção das instituições de ensino e, consequentemente, dos docentes que ministram a disciplina. Portanto, esta pesquisa é de grande relevância e ainda carece de mais estudos para a compreensão da temática, porque permitiu conhecer melhor a realidade dos estagiários nas escolas e permitiu aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação do processo de formação docente.Palavras-chave: Acadêmicos. Desafios. Docência. Estágio supervisionado.Downloads
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Referências
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