Retrato do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Catarinense: realidade, percepções e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1792

Palavras-chave:

Ensino, pesquisa e extensão, Gestão do conhecimento, Memória organizacional, Percepção, Turismo

Resumo

A atuação de um Instituto Federal (IF) exerce influência direta na sociedade, por meio de seus egressos, pesquisa, extensão e, sobretudo, do ensino. Todavia, no tocante ao Curso de Gestão de Turismo do IF Catarinense – Campus Sombrio, não se tem conhecimento sistematizado acerca de sua evolução com dados que possam retratar sua memória organizacional. Dados como evasão, atuação dos egressos, extensão, parcerias institucionais e contribuições outras são conhecidos, mas não registrados sistematicamente. Entende-se oportuno que, ao atingir mais de uma década de atuação no extremo sul catarinense por meio do ensino superior público, se construa um acervo de informações que possam apontar a trajetória e a qualificação do curso. O objetivo desta pesquisa é apresentar a trajetória e a percepção dos atores sociais sobre o processo de formação do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo ao longo dos seus dez anos de funcionamento. A investigação foi realizada por meio de pesquisa documental e levantamento survey com discentes, docentes e egressos. Os resultados apontaram lacunas como índice de evasão significativo, carência na infraestrutura de laboratórios, média empregabilidade, divulgação precária e baixo engajamento com o trade regional. Por outro lado, avaliações positivas foram evidenciadas, como qualificação docente, qualidade do ensino, viagens técnicas, aulas práticas e eventos. Conclui-se que conhecer sistematicamente os aportes do curso, a partir de um diagnóstico retratado pelos docentes, discentes e egressos, pode contribuir significativamente para tomadas de decisão sobre as lacunas evidenciadas na gestão de um curso de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Emília Martins da Silva Garbuio, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Instituto Federal Catarinense. Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: maria.martins@ifc.edu.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4137-1890. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6360749673483284.

Manuela de Oliveira Espíndula, Instituto Federal Catarinense

Discente do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Bolsista do Instituto Federal Catarinense. Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: manuelaoliveiraespindula@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-1648-2507. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4851190601594986.

Luana Paulino Luiz, Instituto Federal Catarinense

Discente do curso de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do Instituto Federal Catarinense. Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: luanapluiz16@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-7594-3136. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4588654585928856.

Vitória de Souza Teixeira, Instituto Federal Catarinense

Discente do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Bolsista do Instituto Federal Catarinense. Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: vitoriateixeira@unesc.net. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-2087-5600. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6713538016921976.

Vinícius Ramos André, Instituto Federal Catarinense

Discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Bolsista do Instituto Federal Catarinense. Sombrio, Santa Catarina, Brasil. Endereço eletrônico: viniramos.andre@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-5468-9237. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5065551264108404.

Referências

ABDELLATIF, M.; ASMA, K. A functional approach of knowledge management system applied to institutions of higher education. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ISKO-MAGHREB: Concepts and Tools for Knowledge Management (ISKO-Maghreb), 4, 2014, Algiers, Alger. Proceedings [...]. [S. l.]: IEEE, 2014, p. 1-7. https://doi.org/10.1109/ISKO-Maghreb.2014.7033453 DOI: https://doi.org/10.1109/ISKO-Maghreb.2014.7033453

AÑAÑA, E. da S. et al. The Sense of Belonging Amongst Tourism Students in Brazil: A comparison of the perceptions of bachelor and associate degree students. Turismo: Visão e Ação, v. 21, p. 218-238, 2020. https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p218-238 DOI: https://doi.org/10.14210/rtva.v21n3.p218-238

ASTIN, A. W. Preventing students from dropping out. San Francisco: Jossey-Bass, 1975.

BANDEIRA, L.; SARTORI, R.; MENEGASSI, C. H. M. Knowledge management practices in graduate course assessment in INEP/MEC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 401-423, 2021. https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200004

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010. (Original publicado em 1977).

BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2012. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/754. Acesso em: 25 jul. 2025.

BORDINI, M. A evasão escolar: uma metassíntese qualitativa de estudos brasileiros (2015-2020). Revista Interfaces, v. 12, n. 01, p. 219-231, 2021. DOI: https://doi.org/10.5935/2179-0027.20210016

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: MEC/Seres-Setec, 2016.

CASTELLS, M. La Era de la Información. Barcelona: Alianza, 1999.

CHAUÍ, M. de S. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. (org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis: Vozes , 1999.

CONKLIN, J. Designing organizational memory: preserving intellectual assets in a knowledge economy. Group Decision Support Systems, v. 1, p. 362, 1996.

COSTA, F. J. da; BISPO, M. de S.; PEREIRA, R. de C. de F. Evasão e retenção de graduandos em administração: um estudo em uma universidade federal brasileira. RAUSP Management Journal, v. 53, n. 1, p. 74-85, 2018.

COSTA, W. P. L. B.; SILVA, J. D.; SILVA, S. L. P. Determinantes das práticas gestão de conhecimento: framework no contexto da Universidade Pública. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 4, p. 5697-5716, 2023. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i4.2015 DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v14i4.2015

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. Los Angeles: Sage Publications, 2017.

DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. London: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780080547367

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Working knowledge: How organizations manage what they know. Boston: Harvard Business Press, 1998.

ENRÍQUEZ, Á. Gestión de conocimiento y universidad: visión prospectiva a partir de sus expertos. CS, n. 29, p. 273-297, 2019. https://doi.org/10.18046/recs.i29.2687 DOI: https://doi.org/10.18046/recs.i29.2687

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. European guide to good practice in knowledge management. Brussels, 2004. Disponível em: https://enil.ceris.cnr.it/Basili/EnIL/gateway/europe/CEN_KM.htm. Acesso em: 20 jun. 2024.

FEIZ, D.; DEHGHANI SOLTANI, M.; FARSIZADEH, H. The effect of knowledge sharing on the psychological empowerment in higher education mediated by organizational memory. Studies in Higher Education, v. 44, n. 1, p. 3-19, 2019. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1328595 DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1328595

FLORENTINO, J. A.; FERNANDES, C. M. B. Educação e complexidade: possibilidade de uma relação mais orgânica. Rev. Diálogo Educ, p. 167-186, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v11n32/v11n32a10.pdf. Acesso em 20 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4114

FREIRE, F. de S.; CRISÓSTOMO, V. L.; CASTRO, J. E. G. Análise do desempenho acadêmico e indicadores de gestão das IFES. Revista Produção Online, 2007. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.57 DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v7i4.57

FREIRE, P. de S. et al. Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 41-51, 2012. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p41 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p41

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, v.35, n.3, pp.105-112, 2000.

GARBUIO, M. E. M. da S.; GENEROSO, P. G.; GONÇALVES, G. da R. Os Festivais como estratégia de fortalecimento dos destinos turísticos com vistas à qualidade dos serviços prestados. Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 2, 2018. https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1288 DOI: https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1288

GARBUIO, M. E. M. da S.; GIRELLI, L. S. É possível um município atuar como laboratório de ensino, pesquisa e extensão? A prática pedagógica associada ao espaço turístico na Graduação em Gestão de Turismo. Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), v. 1, n. 14, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Sombrio: IFC, 2022. Disponível em: https://turismo.sombrio.ifc.edu.br/wp-content/blogs.dir/9/files/sites/85/2023/03/PPC-Tecnologia-Gestao-Turismo_2022.pdf. Acesso em 28 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Instrumento de avaliação de cursos de graduação - Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento (presencial). Instituto Federal Catarinense. Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Brasília: Inep, E-Mec, 2023.

KAWAMOTO, M. H. Memória organizacional no espaço escolar do sistema prisional. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento) – UniCesumar, Maringá, 2020.

LEAL, S. Is tourism education in Brazil sustainable? In: TRIBE, J.; WICKENS, E. (ed.). Critical Issues in Tourism Education. Proceedings of the 2004 Conference of the Association of Tourism in Higher Education. United Kingdom: ATHE, 2004, p. 71-76.

LINO, S. R. L.; SILVEIRA, A. Modelos de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior: o que revela a revisão de literatura? Revista Gestão & Tecnologia, v. 21, n. 4, p. 230-255, 2021. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i4.2110

MARCHELLI, P. S. O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da educação superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 351-372, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000300004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000300004

MASSARO, M.; DUMAY, J.; GARLATTI, A. Public sector knowledge management: a structured literature review. Journal of knowledge management, v. 19, n. 3, p. 530-558, 2015. https://doi.org/10.1108/JKM-11-2014-0466 DOI: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2014-0466

MEDAGLIA, J.; SILVEIRA, C. E. Reflexões sobre a atuação profissional dos turismólogos e o planejamento do turismo: pesquisa com os egressos dos Cursos de Turismo de Curitiba, Paraná, Brasil. Turismo & Sociedade, v. 3, n. 2, p. 123-146, 2010. DOI: https://doi.org/10.5380/tes.v3i2.19634

MEDAGLIA, J.; SILVEIRA, C. E.; GÂNDARA, J. M. G. Quatro décadas de ensino superior de turismo no Brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral. Turismo: Visão e Ação, v. 14, n. 1, p. 006-018, 2012. https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018 DOI: https://doi.org/10.14210/rtva.v14n1.p006-018

MEGNOUNIF, A.; KHERBOUCHE, A. Knowledge management promising contribution to university performance: Empirical study based on teachers’ opinions. Journal of Information & Knowledge Management, v. 19, n. 03, p. 2050022, 2020. https://doi.org/10.1142/S0219649220500227 DOI: https://doi.org/10.1142/S0219649220500227

MOLINA, L. G.; VALENTIM, M. L. P. Memória organizacional: proposta de um modelo para implantação em instituições. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 2, p. 45-62, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v7.n2.2014.1865

NASCIMENTO FILHO, F. B. do. Diálogo com os egressos do curso de Turismo da Unoeste: um percurso de autoavaliação. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.

OLIVEIRA, Ê. S. de. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 101, p. 212-232, 2017. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232

PAULA, V. M.; MONTEIRO, M. L.; RODRIGUES, T. R. Experiência de uma abordagem prática no ensino de Botânica. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 3, p. 204-213, 2020. https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.204-213p DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.204-213p

REIS, E. A.; REIS I. A. Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, 2002. Disponível em: www.est.ufmg.br. Acesso 21 abr. 2025.

RISTOFF, D. Evasão: exclusão ou mobilidade. Santa Catarina: UFSC, 1995.

SANTOS, G. E. O; COSTA, B. V.; MALERBA, R. C. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo: empregabilidade, perspectivas e percepções do egresso do IFSP. Revista Turismo Em Análise, v. 26, n. 3, p. 719-742, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p719-742

SANTOS, J. C.; VALENTIM, M. L. P. Gestão documental e gestão da informação como ferramentas da memória organizacional: foco na memória repositório. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 31, n. 62, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/957

SANTOS, L. S. de S.; LANÇA, V. S. L. A Importância da Viagem Técnica para o curso de Turismo: uma análise a partir do olhar do monitor. Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, v. 9, n. 1, 2017.

SHAW, G.; WILLIAMS, A. Knowledge transfer and management in tourism organisations: An emerging research agenda. Tourism Management, v. 30, n. 3, p. 325-335, 2009. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.02.023 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.02.023

SIADAT, S. H. et al. Effective factors on successful implementation of knowledge management in higher education. Management and Administrative Sciences Review, v. 4, n. 1, p. 166-181, 2015.

SILVA, L.; HOLANDA, L.; LEAL, S. R. Inserção dos turismólogos brasileiros no mercado de trabalho. Revista Turismo em Análise, v. 29, n. 3, p. 506-524, 2018. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p506-524 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p506-524

SERENKO, A. et al. A scientometric analysis of knowledge management and intellectual capital academic literature (1994‐2008). Journal of Knowledge Management, v. 14, n. 1, p. 3-23, 2010. https://doi.org/10.1108/13673271011015534 DOI: https://doi.org/10.1108/13673271011015534

SILVA, M. E. M.; GONÇALVES, G. da R. A influência da percepção da qualidade para a gestão de eventos turísticos: o caso do 26º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS)–Brasil. Turismo: Visão e Ação, v. 17, n. 2, p. 414-443, 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=261056064008. Acesso em: 15 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p414-443

SOUSA, M. B.; BISPO, A. C. K. de A. O processo de ensino-aprendizagem no Curso Superior de Turismo: uma revisão sistemática. Revista Turismo em Análise, v. 34, n. 1, p. 66-84, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34i1p66-84

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

TINTO, V. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975. https://doi.org/10.3102/00346543045001089 DOI: https://doi.org/10.3102/00346543045001089

VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Série Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 13, p. 133-148, 2002. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/564. Acesso em: 20 jul. 2024.

VIEIRA, E. R.; FRIGO, L. P. Evasão dos cursos de graduação da UFRGS em 1985, 1986 e 1987. Porto Alegre: EDUFGRS, 1991.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZAWASKI, T. P.; MANGAN, P. K. V. Estudos sobre a memória organizacional em instituições de ensino: uma revisão sistemática. In: AUGUSTO, D. L. L.; FREITAS, P. G. de. (org.). História: diálogos da realidade e percursos de debate. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021. p. 207-219. DOI: https://doi.org/10.47402/ed.ep.c202169215608

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

GARBUIO, Maria Emília Martins da Silva; ESPÍNDULA, Manuela de Oliveira; LUIZ, Luana Paulino; TEIXEIRA, Vitória de Souza; ANDRÉ, Vinícius Ramos. Retrato do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IF Catarinense: realidade, percepções e perspectivas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1792, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1792. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1792. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico