Saúde bucal e qualidade de vida de estudantes de uma escola pública de Palmas - TO
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1817Palavras-chave:
Indicadores de qualidade de vida, Qualidade de vida, Saúde bucal, Saúde do adolescenteResumo
Na adolescência há transformações significativas que intervêm diretamente nos aspectos físicos, psicológicos, funcionais e sociais. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de adolescentes de uma escola de ensino público de Palmas - TO e comparar a sua relação com a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. Aplicou-se o instrumento Oral Health Impact Profile-14 (OHIP- 14), que avalia o impacto que os problemas de saúde bucal podem ter na vida do indivíduo. Composto por 14 questões que abrangem sete dimensões: limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, limitação física, limitação psicológica, limitação social e incapacidade, o questionário foi aplicado para 284 estudantes com idades entre 14 e 19 anos cursando o ensino médio no Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins. Foram divididos para análise em dois grupos, os alunos que recebem auxílio da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e os que não recebem, tendo como variáveis para o estudo a prevalência do impacto e a condição socioeconômica de ambos. O formulário digital foi aplicado e preenchido pelos alunos de forma anônima. Como resultado do estudo, observa-se que as dimensões ‘Dor física’ e ‘Desconforto Psicológico’ foram as mais afetadas por problemas causados na boca e/ou articulação, tanto no grupo PNAES como no não PNAES. O índice total pode variar de 0 a 56, sendo apresentado um valor médio de 9,1 para o grupo PNAES e 7,9 para o grupo não PNAES. Concluiu-se que a qualidade de vida relacionada à saúde bucal não teve relação com a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes e ambos os grupos de adolescentes apresentaram baixo impacto da saúde bucal na qualidade de vida.Downloads
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