Retratos de si: atividades artísticas visuais como promoção de identidade e pertencimento na educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1847

Palavras-chave:

Artes visuais, Educação profissional e tecnológica, Formação humana integral, Identidade, Pertencimento

Resumo

A pesquisa analisa de que maneira as atividades artísticas visuais contribuem para a promoção da identidade e do pertencimento na educação profissional e tecnológica (EPT), tendo como lócus o IFSP – Campus Barretos, unidade agrícola. A problemática centra-se na transição dos estudantes entre unidades de um mesmo campus e nos desafios decorrentes desse processo, como deslocamento, adaptação a novos espaços e reorganização das relações sociais, fatores que impactam a formação e os vínculos escolares. A discussão apoia-se nos estudos sobre identidade e pertencimento e utiliza referenciais teóricos como Castells, Dayrell, Hall, Leite e Tagliaferro e Ribeiro, articulando-se à concepção de formação integral na perspectiva da omnilateralidade na EPT a partir dos autores Ciavatta, Kober, Moura e Ramos. Por fim, articula-se à reflexão sobre arte e cultura visual com base em Martins e Tourinho, Oliveira e Viana, entendendo-a como linguagem de expressão simbólica, mediação cultural e produção de sentidos. A abordagem metodológica é qualitativa, na forma de estudo de caso, e utiliza rodas de conversa, registros fotográficos e oficina de pintura em tela. A roda de conversa foi analisada por meio do discurso do sujeito coletivo (DSC), complementado pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam desafios institucionais, dificuldades de adaptação e limitações de espaços de convivência, mas também evidenciam o potencial das artes visuais como mediadoras de expressão cultural e de fortalecimento dos vínculos de pertencimento. O produto educacional resultou em uma oficina cultural pedagógica, que possibilitou aos participantes a elaboração simbólica de suas vivências escolares, ressaltando a arte como prática formativa sensível e promotora de identidade e pertencimento.

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Biografia do Autor

Beatris Mariano de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: beatris.mariano@ifsp.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7463-4895.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2641831115280071.

Marcio José dos Reis, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo. Sertãozinho, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: mj.reis@ifsp.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6419-2572. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3519284490175859.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

SOUZA, Beatris Mariano de; REIS, Marcio José dos. Retratos de si: atividades artísticas visuais como promoção de identidade e pertencimento na educação tecnológica. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1847, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1847. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1847. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico