A inovação educativa em análise: políticas e ações da Administração Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1866

Palavras-chave:

Atlas educativo, Escolas, Inovação educativa, Melhoria

Resumo

A inovação educativa tornou-se um eixo central para enfrentar os desafios pedagógicos, tecnológicos e sociais do século XXI. As instituições educativas devem incorporar a inovação como uma construção partilhada, fruto do envolvimento conjunto dos professores, das equipas diretivas, dos alunos e das famílias (Fullan, 2002; Bolívar, 2010). Apesar das numerosas iniciativas promovidas pelas escolas, ainda falta evidência empírica que permita compreender em profundidade estas experiências, especialmente em algumas comunidades espanholas como é o caso da Região de Múrcia, sub-representada nos estudos nacionais. Este trabalho centra-se na análise das duas convocatórias de inovação promovidas pela Consejeria de Educação e Formação Profissional da Região de Múrcia no ano letivo 2024/2025, que incluem 35 projetos de inovação financiados em escolas de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como 19 escolas envolvidas no plano de formação “Comunidade de Inovação”. Os resultados evidenciam que estas iniciativas de inovação desenvolvidas nas escolas desta comunidade autónoma partilham objetivos comuns: fomentar a participação dos alunos, desenvolver competências digitais e comunicativas, estimular o pensamento crítico e criativo, promover a inclusão e facilitar a integração dos alunos. Estes objetivos refletem uma visão educativa integral orientada para a criação de ambientes escolares inclusivos, participativos e adaptados às exigências contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mónica Vallejo-Ruiz, Universidade de Múrcia (Espanha)

Doutora em Educação pela Universidade de Granada. Professora Titular da Universidade de Múrcia. Múrcia, Espanha. Endereço eletrônico: monicavr@um.es. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0461-3926.

Abraham Bernárdez-Gómez, Universidade de Vigo (Espanha)

Doutor em Educação pela Universidade de Múrcia. Professor assistente na Universidade de Vigo. Pontevedra, Espanha. Endereço de e-mail: abraham.bernardez@uvigo.gal. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1862-5554.

Ana Torres-Soto, Universidade de Múrcia (Espanha)

Doutora em Educação pela Universidade de Múrcia. Professora Contratada da Universidade de Múrcia. Múrcia, Espanha. Endereço eletrônico: ana.t.s@um.es. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0832-8580.

Referências

BISQUERRA, R. Metodología de la investigación educativa. Madrid: La Muralla, 2009.

BOLÍVAR, A. El liderazgo educativo y su papel en la mejora: Una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones. Revista Española de Pedagogía, v. 68, n. 245, p. 231-250, 2010.

CAVALCANTI, F. A. ARQSOLAR: Una herramienta Android para la enseñanza y el aprendizaje de cartas solares. Vol. 7, págs. 47–57, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.47-57p DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.47-57p

CARBONELL, J. La aventura de innovar: El cambio en la escuela. Madrid: Morata, 2001.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. 7. ed. Londres: Routledge, 2011.

DAY, C.; LEITHWOOD, K. Successful Principal Leadership in Times of Change: An International Perspective. Dordrecht: Springer, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-5516-1

ESCUDERO, J. M. Hacia un balance de nuestra innovación educativa: caminos, hechos, horizontes por alcanzar. Innovación educativa, v. 34. DOI https://doi.org/10.15304/ie.34.10165 DOI: https://doi.org/10.15304/ie.34.10165

FERNÁNDEZ DÍAZ, M. J. La innovación como factor de calidad en las organizaciones educativas. Educación XXI, v. 8, p. 67-86, 2005. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.8.0.343

FULLAN, M. Las fuerzas del cambio: Explorando las profundidades de la reforma educativa. Madrid: Akal, 2002.

FULLAN, M. The New Meaning of Educational Change. Fifth Ed. New York: Teachers College Press, 2016.

HARGREAVES, A. Development and desire: a postmodern perspective. In: GUSKEY, T.; HUBERMAN, M. (Ed.). Professional development in education: new paradigms and practices. New York: Teachers’ College Press, 1995. p. 9-34.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA, P. Metodología de la investigación. 6. ed. México: McGraw-Hill, 2014.

LÓPEZ YÁÑEZ, J. (2010). Sostenibilidad de la innovación en los centros escolares: Sus bases institucionales. Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, v.14, n.1, p.9-28, 2010.

MARCELO GARCÍA, C.; MAYOR RUÍZ, C.; GALLEGO NOCHE, B. Innovación educativa en España desde el punto de vista de sus protagonistas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 14, n. 1, p. 111-134, 2010.

MARGALEF, L; ARENAS, A. ¿Qué entendemos por innovación educativa? A propósito del desarrollo curricular. Perspectiva Educacional, n. 47, p. 13-31, 2006.

MOSCHEN, J. C. Innovación educativa. 2. ed. Buenos Aires: Editorial Bonum, 2008.

MURILLO, F.J.; KRICHESKY, G.J. Mejora de la Escuela: Medio Siglo de Lecciones Aprendidas. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, v.13, n.1, p. 69-102, 2015. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2015.13.1.005

ROKHMANUK, H. O.; GONCHARENKO, S. Innovations and education. International Scientific Journal Grail of Science, v. 28, p. 406-407, 2023. DOI: https://doi.org/10.36074/grail-of-science.09.06.2023.65

SERDYUKOV, P. Innovation in education: what works, what doesn’t and what to do about it? Journal of Research in Innovative Teaching and Learning, v. 10, n. 2, p. 4-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JRIT-10-2016-0007

SOUSA, R. F.; LAGE, E. F. Educación y la pandemia de COVID-19: la importancia de las tecnologías de la información y la comunicación en este escenario. Revista Sítio Novo , Palmas, v. 8, n.º 4, p. 59–76, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.59-76p. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.59-76p

SPILLANE, J. P. Distributed Leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2012.

TRUJILLO-SÁEZ, F.; SEGURA ROBLES, A.; GONZÁLEZ VÁZQUEZ, A. Claves de la innovación educativa en España desde la perspectiva de los centros innovadores: una investigación cualitativa. Participación educativa, v. 7, n. 10, p. 49-60, 2020.

VALLEJO, M.; MOLINA SAORÍN, J. Análisis de las metodologías activas en el grado de maestro en educación infantil: la perspectiva del alumnado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP), v. 14, n. 1, p. 207-217, 2011.

VÁZQUEZ RECIO, R.; PICAZO GUTIÉRREZ, M. Y LÓPEZ-GIL, M. Estudio de casos e innovación educativa: un encuentro hacia la mejora educativa. Investigación en la Escuela, v.105, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.12795/IE.2021.i105.01

Publicado

2025-10-20

Como Citar

VALLEJO-RUIZ, Mónica; BERNÁRDEZ-GÓMEZ, Abraham; TORRES-SOTO, Ana. A inovação educativa em análise: políticas e ações da Administração Pública . Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1866, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1866. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1866. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico

Dados de financiamento