A inovação educativa em análise: políticas e ações da Administração Pública
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1866Palavras-chave:
Atlas educativo, Escolas, Inovação educativa, MelhoriaResumo
A inovação educativa tornou-se um eixo central para enfrentar os desafios pedagógicos, tecnológicos e sociais do século XXI. As instituições educativas devem incorporar a inovação como uma construção partilhada, fruto do envolvimento conjunto dos professores, das equipas diretivas, dos alunos e das famílias (Fullan, 2002; Bolívar, 2010). Apesar das numerosas iniciativas promovidas pelas escolas, ainda falta evidência empírica que permita compreender em profundidade estas experiências, especialmente em algumas comunidades espanholas como é o caso da Região de Múrcia, sub-representada nos estudos nacionais. Este trabalho centra-se na análise das duas convocatórias de inovação promovidas pela Consejeria de Educação e Formação Profissional da Região de Múrcia no ano letivo 2024/2025, que incluem 35 projetos de inovação financiados em escolas de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como 19 escolas envolvidas no plano de formação “Comunidade de Inovação”. Os resultados evidenciam que estas iniciativas de inovação desenvolvidas nas escolas desta comunidade autónoma partilham objetivos comuns: fomentar a participação dos alunos, desenvolver competências digitais e comunicativas, estimular o pensamento crítico e criativo, promover a inclusão e facilitar a integração dos alunos. Estes objetivos refletem uma visão educativa integral orientada para a criação de ambientes escolares inclusivos, participativos e adaptados às exigências contemporâneas.Downloads
Métricas
Referências
BISQUERRA, R. Metodología de la investigación educativa. Madrid: La Muralla, 2009.
BOLÍVAR, A. El liderazgo educativo y su papel en la mejora: Una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones. Revista Española de Pedagogía, v. 68, n. 245, p. 231-250, 2010.
CAVALCANTI, F. A. ARQSOLAR: Una herramienta Android para la enseñanza y el aprendizaje de cartas solares. Vol. 7, págs. 47–57, 2022. DOI: 10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.47-57p DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.47-57p
CARBONELL, J. La aventura de innovar: El cambio en la escuela. Madrid: Morata, 2001.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. 7. ed. Londres: Routledge, 2011.
DAY, C.; LEITHWOOD, K. Successful Principal Leadership in Times of Change: An International Perspective. Dordrecht: Springer, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/1-4020-5516-1
ESCUDERO, J. M. Hacia un balance de nuestra innovación educativa: caminos, hechos, horizontes por alcanzar. Innovación educativa, v. 34. DOI https://doi.org/10.15304/ie.34.10165 DOI: https://doi.org/10.15304/ie.34.10165
FERNÁNDEZ DÍAZ, M. J. La innovación como factor de calidad en las organizaciones educativas. Educación XXI, v. 8, p. 67-86, 2005. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.8.0.343
FULLAN, M. Las fuerzas del cambio: Explorando las profundidades de la reforma educativa. Madrid: Akal, 2002.
FULLAN, M. The New Meaning of Educational Change. Fifth Ed. New York: Teachers College Press, 2016.
HARGREAVES, A. Development and desire: a postmodern perspective. In: GUSKEY, T.; HUBERMAN, M. (Ed.). Professional development in education: new paradigms and practices. New York: Teachers’ College Press, 1995. p. 9-34.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA, P. Metodología de la investigación. 6. ed. México: McGraw-Hill, 2014.
LÓPEZ YÁÑEZ, J. (2010). Sostenibilidad de la innovación en los centros escolares: Sus bases institucionales. Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, v.14, n.1, p.9-28, 2010.
MARCELO GARCÍA, C.; MAYOR RUÍZ, C.; GALLEGO NOCHE, B. Innovación educativa en España desde el punto de vista de sus protagonistas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 14, n. 1, p. 111-134, 2010.
MARGALEF, L; ARENAS, A. ¿Qué entendemos por innovación educativa? A propósito del desarrollo curricular. Perspectiva Educacional, n. 47, p. 13-31, 2006.
MOSCHEN, J. C. Innovación educativa. 2. ed. Buenos Aires: Editorial Bonum, 2008.
MURILLO, F.J.; KRICHESKY, G.J. Mejora de la Escuela: Medio Siglo de Lecciones Aprendidas. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, v.13, n.1, p. 69-102, 2015. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2015.13.1.005
ROKHMANUK, H. O.; GONCHARENKO, S. Innovations and education. International Scientific Journal Grail of Science, v. 28, p. 406-407, 2023. DOI: https://doi.org/10.36074/grail-of-science.09.06.2023.65
SERDYUKOV, P. Innovation in education: what works, what doesn’t and what to do about it? Journal of Research in Innovative Teaching and Learning, v. 10, n. 2, p. 4-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JRIT-10-2016-0007
SOUSA, R. F.; LAGE, E. F. Educación y la pandemia de COVID-19: la importancia de las tecnologías de la información y la comunicación en este escenario. Revista Sítio Novo , Palmas, v. 8, n.º 4, p. 59–76, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.59-76p. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2024.v8.i4.59-76p
SPILLANE, J. P. Distributed Leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2012.
TRUJILLO-SÁEZ, F.; SEGURA ROBLES, A.; GONZÁLEZ VÁZQUEZ, A. Claves de la innovación educativa en España desde la perspectiva de los centros innovadores: una investigación cualitativa. Participación educativa, v. 7, n. 10, p. 49-60, 2020.
VALLEJO, M.; MOLINA SAORÍN, J. Análisis de las metodologías activas en el grado de maestro en educación infantil: la perspectiva del alumnado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP), v. 14, n. 1, p. 207-217, 2011.
VÁZQUEZ RECIO, R.; PICAZO GUTIÉRREZ, M. Y LÓPEZ-GIL, M. Estudio de casos e innovación educativa: un encuentro hacia la mejora educativa. Investigación en la Escuela, v.105, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.12795/IE.2021.i105.01
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mónica Vallejo-Ruiz, Abraham Bernárdez-Gómez, Ana Torres-Soto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.
Dados de financiamento
-
Fundación Séneca
Números do Financiamento FSRM/10.13039/100007801












