O gênero meme no ensino de figuras de linguagem: uma perspectiva sob o viés dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1875Palavras-chave:
Lingua Portuguesa, Memes, MultiletramentosResumo
Esta pesquisa investiga o uso do gênero discursivo meme como recurso didático no ensino das figuras de linguagem, sob a ótica dos multiletramentos. Diante das transformações provocadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), o ensino da Língua Portuguesa deve ultrapassar a mera abordagem da gramática normativa e incorporar práticas discursivas contemporâneas que reflitam a cultura digital. O estudo visa trazer reflexões acerca da utilização de gêneros multimodais, destacando os memes, como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito ao estudo das figuras de linguagem. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza analítico-discursiva, fundamentada em autores como Bakhtin (2011), Rojo (2013) e o Grupo de Nova Londres (2021). Foram analisados memes amplamente compartilhados em redes sociais como Facebook e Instagram, selecionados por apresentarem figuras de linguagem como metáfora, ironia, antítese e personificação em suas composições verbo-visuais. As análises foram conduzidas à luz da teoria dialógica, com foco nas vozes sociais presentes nos enunciados. Os resultados apontam que os memes, por sua natureza híbrida, promovem uma análise criteriosa da linguagem, aproximando o conteúdo escolar do cotidiano dos estudantes. Essa abordagem potencializa a elaboração de significado, a identificação de discursos implícitos e a criação de textos multimodais, contribuindo para a elaboração de competências linguístico-discursivas. Conclui-se que a utilização dos memes nas aulas constitui uma prática pedagógica inovadora, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às demandas da cultura digital.Downloads
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