O gênero meme no ensino de figuras de linguagem: uma perspectiva sob o viés dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1875

Palavras-chave:

Lingua Portuguesa, Memes, Multiletramentos

Resumo

Esta pesquisa investiga o uso do gênero discursivo meme como recurso didático no ensino das figuras de linguagem, sob a ótica dos multiletramentos. Diante das transformações provocadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), o ensino da Língua Portuguesa deve ultrapassar a mera abordagem da gramática normativa e incorporar práticas discursivas contemporâneas que reflitam a cultura digital. O estudo visa trazer reflexões acerca da utilização de gêneros multimodais, destacando os memes, como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, especialmente no que diz respeito ao estudo das figuras de linguagem. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza analítico-discursiva, fundamentada em autores como Bakhtin (2011), Rojo (2013) e o Grupo de Nova Londres (2021). Foram analisados memes amplamente compartilhados em redes sociais como Facebook e Instagram, selecionados por apresentarem figuras de linguagem como metáfora, ironia, antítese e personificação em suas composições verbo-visuais. As análises foram conduzidas à luz da teoria dialógica, com foco nas vozes sociais presentes nos enunciados. Os resultados apontam que os memes, por sua natureza híbrida, promovem uma análise criteriosa da linguagem, aproximando o conteúdo escolar do cotidiano dos estudantes. Essa abordagem potencializa a elaboração de significado, a identificação de discursos implícitos e a criação de textos multimodais, contribuindo para a elaboração de competências linguístico-discursivas. Conclui-se que a utilização dos memes nas aulas constitui uma prática pedagógica inovadora, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às demandas da cultura digital.

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Biografia do Autor

Daniella Mayara Oliveira Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão. Auxiliar Institucional da Universidade Estadual do Maranhão. São Luís, Maranhão, Brasil. Endereço eletrônico:  daniella.mayara@ufvjm.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6039-8703. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9949290111465208.

Ricardo Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Professor do Campus Miracema, da Universidade Federal do Tocantins. Miracema, Tocantins, Brasil. Endereço eletrônico: ricardof@uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3801-0792.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5398691591027544.

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

GOMES, Daniella Mayara Oliveira; SOUSA, Ricardo Ferreira de. O gênero meme no ensino de figuras de linguagem: uma perspectiva sob o viés dos multiletramentos. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1875, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1875. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1875. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico