Ética e transparência: suas implicações na gestão documental no serviço público

Autores

  • Diego de Sousa Pontes IFTO- INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS
  • Taísa Resende de Moraes Vieira IFTO- INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.6-11p

Resumo

Este artigo tem por finalidade ressaltar importância do comportamento ético e da transparência em relação à gestão documental no serviço público e suas implicações na qualidade da prestação de serviços desse setor. Através de uma pesquisa realizada em base de dados e periódicos, foi feita uma análise da bibliografia sobre o tema em questão, levando em consideração as contribuições de autores como Schafer e Lima (2012) e Silva (2015), sobre o qual concluiu-se que o comportamento ético atrelado à transparência na gestão documental no setor público é de suma importância, uma vez que atitudes éticas minimizam a prática de atos ilícitos e/ou imorais perante o trato com os cidadãos que fazem uso dos serviços públicos, além de melhorar a qualidade na prestação de tais serviços.Palavras-chave: Administração pública. Ética. Gestão documental. Transparência.

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Biografia do Autor

Diego de Sousa Pontes, IFTO- INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS

Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Campus Colinas do Tocantins. Pós-graduado em Direito Administrativo da UCAM - 2016. E-mail: diego.pontes@ifto.edu.br

Taísa Resende de Moraes Vieira, IFTO- INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS

Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, Campus Colinas do Tocantins. Pós-graduada em Educação Inclusiva e LIBRAS pelo Instituto Inapes- Palmas - Tocantins. E-mail: taisa.vieira@ifto.edu.br

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

PONTES, Diego de Sousa; DE MORAES VIEIRA, Taísa Resende. Ética e transparência: suas implicações na gestão documental no serviço público. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 2, p. 6–11, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.6-11p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/213. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico