Desafios da mentoria na formação continuada de professores em Metodologias de Aprendizagem Ativa

Autores

  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
  • Maria Ivanilda Simões de Lima Camargo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul- Campus Nova Andradina.

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.85-96p

Resumo

Este artigo apresenta desafios da mentoria no curso de formação de professores em Metodologias Ativas de Aprendizagem para o estudante do século XXI (MAES), ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus Nova Andradina, para professores em serviço. Pesquisas cujo enfoque é a mentoria no cenário educacional ainda são incipientes no Brasil. Dessa forma, a pesquisa é relevante, pois contribui com os estudos sobre a atuação do professor como mediador de processos de aprendizagem ativa no contexto atual. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com estratégias de pesquisa-ação e metodologias participativas para intervir em situações sociais de formação de professores. Justifica-se por criar um entendimento quanto aos desafios do processo de mentoria em atividades pedagógicas de aprendizagem de professores em serviço. Atenta para princípios atitudinais, de acordo com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser, e para a constituição de currículos baseados em competências que envolvam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. A coleta de dados deu-se por meio de relatos reflexivos do professor-mediador e suas impressões durante ações de mentoria. Os desafios evidenciados foram assumir o papel de mentor; engajar os professores-cursistas; manter uma comunicação empática; observar sua prática com criticidade. Aspectos atitudinais se configuraram como obstáculos na formação de professores, elucidando a urgência em se repensar os currículos de cursos de formação de professores. A pesquisa auxilia a revisão do currículo do curso MAES, promovendo sua melhoria e o aperfeiçoamento pedagógico de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Brasil.Palavras-chave:Formação de Professores. Metodologias Ativas. Mentoria. Rede MAES.

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Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui pós-doutorada (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pósgraduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), coordenadora e professora do Programa de especialização em Docência para EPCT. Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Linguagens e Currículo. Atualmente, é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT). (Texto informado pelo autor)

Maria Ivanilda Simões de Lima Camargo, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul- Campus Nova Andradina.

Atualmente trabalha como professora EBTT no IFMS- Campus Nova Andradina, graduada em Letras, atual por mais 18 anos na area de ensino  e aprendizado de Idiomas, especialista em ensino de Inglês como LÍngua estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN, Trabalhou como professora em 2012 á 2013 pelo IFRN- Campus Nova Cruz, em 2013  á 2015 no IFAM- Campus Humaitá. Participa do projeto  MAES pelo IFMS, na área de Educacão- Formacão de professores. Desenvolve pesquisa sobre o tema Mentoria na educacão. Possui Especialização em ensino-aprendizagem em língua inglesa como Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011),graduação em Letras Português Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte (1998). Professora de inglês, contrada na rede Pública Municipal das cidades de Batayporã ( 2017) e Nova Andradina ( 2017 e abril, 2018 )-MS, Professora Substituta de Português/ Inglês do Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul _ MS (atual)

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

VIEIRA, Azenaide Abreu Soares; CAMARGO, Maria Ivanilda Simões de Lima. Desafios da mentoria na formação continuada de professores em Metodologias de Aprendizagem Ativa. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 3, n. 2, p. 85–96, 2019. DOI: 10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.85-96p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/231. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico