O desafio dos líderes em organizações públicas: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.156-174pPalavras-chave:
Administração pública. Líder. Motivação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral examinar e apresentar de que forma, na administração pública, as atitudes do líder podem refletir de forma positiva ou negativa sobre o procedimento dos seus liderados em termos de probidade, empenho e motivação. Para tanto, analisamos um grupo específico, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, com o intuito de identificar como uma organização depende de sua capacidade de estimular seus colaboradores e como os processos de avaliação de desempenho estabelecem um regime de metas, buscando-se assim, respostas para os objetivos apresentados. Explanou-se sobre conceitos e evolução da administração pública e seus princípios, recursos humanos, gestão de pessoas, regime de metas, avaliação de desempenho e ética na administração pública. Com a finalidade de alcançar os escopos do estudo, a metodologia foi exploratória. Primeiramente, foram levantados dados através de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa de campo que envolveu a coleta de dados por meio de questionários de forma quali-quantitativa que abordou e identificou como o comportamento e a forma de dirigir a equipe podem motivar o grupo positiva ou negativamente. As análises dos resultados foram apresentadas em gráficos e apontam que na administração pública as ações do líder podem causar impacto sobre o procedimento dos seus subordinados em termos de probidade, empenho, motivação e ética. Concluindo, constatou-se que a relação entre líder e liderados nesse grupo de estudo se baseia no respeito e na confiança, e que nessa interação o líder exerce vários papéis objetivando unir o grupo, organizar os trabalhos, informar e negociar. Para que as conexões entre os procedimentos da empresa e os de liderança fiquem claras, é imprescindível que o líder agregue o desempenho de todos esses papéis para que obtenha sucesso em suas atividades. E que os resultados deste trabalho possam servir de estudo para estudos em grupos maiores, afim de serem confirmados ou não.Downloads
Métricas
Referências
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.
BARRETT, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva.10 ed. São Paulo: Cultrix Ltda, 2006.
BOWMAN, James S. The success of failure: the paradox of performance pay. Review of Public Personnel Administration, v. 30, n. 1, p. 70-88, 2018.
CRUZ, L. M. M. S. Responsabilidade social: visão e intermediação da mídia na redefinição do público e do privado. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2006.
DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento humano no trabalho. São Paulo: Pioneira, 1992.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2009.
KOTTER, J. P. Liderando mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
HERSEY; BLANCHARD. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2016.
JORDÃO, Sonia. A Arte de Liderar: vivenciando mudanças num mundo globalizado. Belo Horizonte: Tecer Liderança, 2015.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1999.
LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.
MARQUES, Wagner Luiz. Ciências empresariais. Paraná: Gráfica e Editora Bacon Ltda, 2016.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PONTES, B. R. Administração de Cargos e Salários. São Paulo: Ltr, 2016.
STIGAR, R. A importância das disciplinas de Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Analise Econômica Social para a formação do gestor em Recursos Humanos. Disponível em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/treinamento/aimportancia-das-disciplinas-de-teorias-da-administracao,-relacoes-interpessoais,-tecnologia-e-desenvolvimento-humano-e-analise-economica-social-para-a-formacaodo-gestor-em-recursos-humanos-26839/artigo/#.UmVmVfk3sbA. Acesso em: 12 nov. 2019.
VAN MAANEN, J. Qualitative Methodology. Beverly Hills: Sage Publications, 1983.
WOOD JR, T. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stephanie Moreira de Oliveira, Pablo Luiz Martins, Jéssica Tito Vieira, Raissa Nikele Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.