Convergência internacional e os desafios ao ensino e profissão contábil

Autores

  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN) / Universidade Potiguar (UNP). http://orcid.org/0000-0002-6494-1454
  • Ana Karolinny de Andrade Silva Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN)
  • Jandeson Dantas da Silva Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0000-0002-0161-1394
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN).
  • Luiz Antonio Felix Júnior Instituto Federal de Alagoas (IFAL) / Universidade Potiguar (UNP). http://orcid.org/0000-0001-7427-6673

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.7-17p

Palavras-chave:

Contabilidade. Educação contábil. Processo de convergência.

Resumo

Ao longo dos anos, a ciência contábil passou por evolução, acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade. Entre os avanços, pode-se destacar o processo de harmonização e padronização das informações contábeis, por meio da convergência aos padrões internacionais. Destarte, o presente estudo teve como objetivo identificar os desafios do processo de convergência aos padrões internacionais no ensino e no exercício da profissão contábil sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo, quantitativa, tendo como procedimento o levantamento direcionado aos alunos do curso de Ciências Contábeis. Com os resultados, constatou-se que os discentes consideram que o curso deve sofrer mudanças em sua grade curricular, com relação aos desafios no ensino, os discentes consideram que os desafios e dificuldades que o professor de contabilidade enfrenta são o fato de a profissão contábil estar em constante mudança, conciliar o trabalho ao ensino e não possuírem preparação adequada para a docência.

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Biografia do Autor

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN) / Universidade Potiguar (UNP).

Doutoranda em Administração (UNP) e Docente do Departamento de Ciências Contábeis (UERN).

Ana Karolinny de Andrade Silva, Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em ciências contábeis (UERN).

Jandeson Dantas da Silva, Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Administração e Controladoria (UFC) e Docente do Departamento de Ciências Contábeis (UERN)

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Universidade do estado do rio Grande do Norte (UERN).

Mestre em Administração e Controladoria (UFC) e Docente do Departamento de Ciências Contábeis (UERN)

Luiz Antonio Felix Júnior, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) / Universidade Potiguar (UNP).

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014), especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (2015) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), editor da área de contabilidade e finanças da Revista Gestão e Organizações (ReGOr/IFPB), membro do Conselho Editorial da Revista Conhecimento Contábil (RCC/UERN/UFERSA), revisor de periódicos e líder do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/CNPq/IFAL). Desenvolve estudo de Doutoramento em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA/UnP).

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

COSTA, Wênyka Preston Leite Batista da; SILVA, Ana Karolinny de Andrade; SILVA, Jandeson Dantas da; NASCIMENTO, Ítalo Carlos Soares do; FELIX JÚNIOR, Luiz Antonio. Convergência internacional e os desafios ao ensino e profissão contábil. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 7–17, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.7-17p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/527. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico