Uso do álcool por adolescentes e sua interferência na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.30-39pPalavras-chave:
Abandono escolar. Adolescência. Álcool. Educação Básica.Resumo
A adolescência é caracterizada por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais; período de desenvolvimento, mudanças de comportamento e vulnerabilidades, sendo uma delas o contato e o uso de bebidas alcoólicas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a opinião de 23 adolescentes, alunos do Ensino Fundamental Final, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas de uma cidade de Fronteira trinacional, quanto às principais causas relacionadas ao uso do álcool e ao aprendizado desses estudantes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados foi usada a técnica do Grupo Focal com 2 questões norteadoras e para análise dos dados foi usada a análise de conteúdo. Observou-se que o uso de bebida alcoólica teve sua primeira acessibilidade em ambiente familiar e em grupo de amigos, visto que é uma droga licita para maiores de 18 anos e é usada com maior frequência devido à facilidade de acesso. Isso faz com que os adolescentes consumam de maneira elevada podendo interferir em seu aprendizado e como consequência pode ocorrer a evasão e o abandono escolar. Conclusão: O consumo de bebidas alcoólicas, na visão dos adolescentes estudados, pode acarretar uma série de problemas sociais e contribuir para a sua vulnerabilidade. Diante dessa problemática, evidenciou-se a importância de ações educativas no ambiente escolar que envolva pais, escola, profissionais de saúde, gestores e toda sociedade, para prevenção e enfretamento desses agravos.Downloads
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Referências
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