Canção popular brasileira como instrumento de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Danilo Marcus Barros Cabral Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, campus Conceição do Araguaia
  • Rivadávia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Jair José Maldaner Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.52-67p

Palavras-chave:

Ensino de linguagens. Ensino Médio Integrado. Música e linguagens. Organização curricular.

Resumo

O presente artigo é fruto de um estudo do ementário da disciplina de Língua Portuguesa dos cursos técnicos de nível médio Edificações e Agropecuária do Campus Conceição do Araguaia - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Seus objetivos estão direcionados à compreensão das proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das sugestões da Carta da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), concernentes ao papel da música: “canção popular brasileira” em processos educacionais. Além disso, o estudo está direcionado a uma proposta de atualização da organização curricular dos cursos citados, com foco no ementário de Língua Portuguesa. A base teórico-conceitual do trabalho está fundamentada nos princípios de educação/formação integral segundo os princípios marxianos, de língua e de linguagens enquanto práticas sociais conforme os aportes vygostskianos e bakhtinianos. Trata-se de uma pesquisa documental que explorou textos oficiais do governo federal e textos de instituições educacionais. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre referenciais teórico-metodológicos sobre a temática. O resultado do trabalho analítico indica que as propostas da ABEM são mais inclusivas do que as da BNCC e que o ementário investigado contempla apenas conteúdos específicos de Língua portuguesa, os gêneros literários desvinculados da linguagem oral, normas gramaticais e ausência de articulação/integração com os gêneros musicais, o que sinaliza para o entendimento de que se faz premente a atualização do referido ementário em sintonia com eixos estruturantes de um currículo que integre conhecimentos condizentes com as dimensões da vida humana: trabalho, ciência, cultura e tecnologia, para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

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Biografia do Autor

Danilo Marcus Barros Cabral, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará, campus Conceição do Araguaia

Professor EBTT

Referências

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

BARROS CABRAL, Danilo Marcus; CAVALCANTE, Rivadávia Porto; MALDANER, Jair José. Canção popular brasileira como instrumento de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 52–67, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.52-67p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/561. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico