Atividades pedagógicas em grupos no ensino médio: a formatação ideal sob a ótica dos discentes do IFB - Campus Planaltina

Autores

  • Hênio Delfino Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Brasília
  • Lucas de Souza Bombardi Instituto Federal de Brasília
  • Ingrid Johanna Ribeiro dos Santos Instituto Federal de Brasília
  • Eduarda do Santos de Sousa Instituto Federal de Brasília
  • Ana Clara Medeiros Scharnberg Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.348-358p

Palavras-chave:

Ensino médio. Habilidades sociais. Trabalho em grupo.

Resumo

Trabalhar em equipe é algo fundamental quando se vive em sociedade. As instituições de ensino, inseridas nessa realidade, possuem entre os seus papéis o de formação para além do desenvolvimento profissional, ou seja, ensinar a conviver, desenvolvendo habilidades sociais e colaborativas. Os professores certamente utilizam diferentes configurações de grupos para realizar atividades pedagógicas, entretanto é necessário entender como os alunos se percebem nessa dinâmica para repensar o tamanho ou o formato mais eficaz de um grupo de estudo. Dessa forma, buscou-se identificar os pontos de atenção quando grupos são formados durante atividades pedagógicas. Objetivou-se identificar a melhor formatação a partir da visão de um grupo de estudantes do ensino médio e para isso, no Campus Planaltina do IFB – Instituto Federal de Brasília, ao final de 2019, 248 alunos do Curso Técnico em Agropecuária, único curso de ensino médio do Campus, participaram de uma pesquisa de opinião a respeito das potencialidades e dos desafios de se trabalhar em grupos. Com os dados, foi possível verificar que estudar em pequenos grupos é, para esse perfil, mais fácil do que estudar em grandes grupos e estudar sozinho tende a ser neutro, ou seja, o professor, ao permanecer no último formato, desperdiçará o potencial do trabalho em grupo. Estudar em dupla, para eles, é fácil, porém o formato apropriado, na perspectiva de formação colaborativa, tende a ser de trios ou quartetos, pois ao mesmo tempo que configura como formato de grupo, com seus desafios, também retira os alunos da zona de conforto. Acredita-se que essas informações serão relevantes aos professores e equipes quando se trata da organização dos espaços pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hênio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília

Mestre em Ciências da Educação / Administração Educacional pelo Instituto Politécnico de Santarém - Portugal. Docente EBTT IFB Campus Planaltina

Lucas de Souza Bombardi, Instituto Federal de Brasília

Discente em Licenciatura em Biologia no Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília. Pesquisador na área de inclusão escolar.

Ingrid Johanna Ribeiro dos Santos, Instituto Federal de Brasília

Discente em Licenciatura em Biologia no Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Eduarda do Santos de Sousa, Instituto Federal de Brasília

Discente em Licenciatura em Biologia no Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília. Pesquisadora na área de inclusão escolar.

Ana Clara Medeiros Scharnberg, Instituto Federal de Brasília

Discente em Licenciatura em Biologia no Campus Planaltina, do Instituto Federal de Brasília.

Referências

"EQUIPE", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/equipe. Acessado em: maio 2020.

“EQUIPE”, in Dicionário Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=equipe. Acessado em: maio 2020.

CHAVES, N. M., GALINHA, S. M. G. A., & GONTIJO, S. B. F. (2017). Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Vol. 5, N.º 3, 2017, p. 99-114.

CROUCH, C. H..; MAZUR, E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. American Journal of Physics. Cambridge, v69 n9 p970-77 Set. 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/jbelcher/www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf. Acessado em: 4 set. de 2019.

Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24629/3/2015_eve_lvribeiro.pdf. Acessado em: Fev. 2020.

Mazur, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa [recurso eletrônico] Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre. Ed Penso. 2015.

PIANCASTELLI, Carlos Haroldo; FARIA, Horácio Pereira de; SILVEIRA; Marília Rezende da. Grupos em ambientes escolares – equipes – trabalhos em grupos. Texto de Apoio da Unidade Didática I - Seqüência de Atividades I. Disponível em: https://www.colegiosantanna.com.br/formacao/downloads/O%20trabalho%20em%20equipe.pdf. Acessado em: maio 2020.

QUEIROZ, Christina Stephano de. Revista Educação, 2015. Trabalho em grupo traz benefícios para o aprendizado. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/trabalho-em-grupo-traz-beneficios-para-o-aprendizado/. Acessado em: 8 Out. 2019.

RIBEIRO, Lucas Vitoriano; et al. A importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagem. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Anais VI. p 789-801. 2015. Fortaleza, CE

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. (2009). A pesquisa científica. In T. E. Gerhardt, & D. T. Silveira (Coord.). Métodos de pesquisa. (Cap. 2). Porto Alegre: UFRGS.

WIERSEMA, N. How does Collaborative Learning actually work in a classroom and how do students react to it? A Brief Reflection. 2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED464510.pdf Acessado em: maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

DELFINO FERREIRA DE OLIVEIRA, Hênio; DE SOUZA BOMBARDI, Lucas; RIBEIRO DOS SANTOS, Ingrid Johanna; DO SANTOS DE SOUSA, Eduarda; MEDEIROS SCHARNBERG, Ana Clara. Atividades pedagógicas em grupos no ensino médio: a formatação ideal sob a ótica dos discentes do IFB - Campus Planaltina. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 348–358, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.348-358p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/637. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico