Atividades pedagógicas em grupos no ensino médio: a formatação ideal sob a ótica dos discentes do IFB - Campus Planaltina
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.348-358pPalavras-chave:
Ensino médio. Habilidades sociais. Trabalho em grupo.Resumo
Trabalhar em equipe é algo fundamental quando se vive em sociedade. As instituições de ensino, inseridas nessa realidade, possuem entre os seus papéis o de formação para além do desenvolvimento profissional, ou seja, ensinar a conviver, desenvolvendo habilidades sociais e colaborativas. Os professores certamente utilizam diferentes configurações de grupos para realizar atividades pedagógicas, entretanto é necessário entender como os alunos se percebem nessa dinâmica para repensar o tamanho ou o formato mais eficaz de um grupo de estudo. Dessa forma, buscou-se identificar os pontos de atenção quando grupos são formados durante atividades pedagógicas. Objetivou-se identificar a melhor formatação a partir da visão de um grupo de estudantes do ensino médio e para isso, no Campus Planaltina do IFB – Instituto Federal de Brasília, ao final de 2019, 248 alunos do Curso Técnico em Agropecuária, único curso de ensino médio do Campus, participaram de uma pesquisa de opinião a respeito das potencialidades e dos desafios de se trabalhar em grupos. Com os dados, foi possível verificar que estudar em pequenos grupos é, para esse perfil, mais fácil do que estudar em grandes grupos e estudar sozinho tende a ser neutro, ou seja, o professor, ao permanecer no último formato, desperdiçará o potencial do trabalho em grupo. Estudar em dupla, para eles, é fácil, porém o formato apropriado, na perspectiva de formação colaborativa, tende a ser de trios ou quartetos, pois ao mesmo tempo que configura como formato de grupo, com seus desafios, também retira os alunos da zona de conforto. Acredita-se que essas informações serão relevantes aos professores e equipes quando se trata da organização dos espaços pedagógicos.Downloads
Métricas
Referências
"EQUIPE", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/equipe. Acessado em: maio 2020.
“EQUIPE”, in Dicionário Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=equipe. Acessado em: maio 2020.
CHAVES, N. M., GALINHA, S. M. G. A., & GONTIJO, S. B. F. (2017). Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Vol. 5, N.º 3, 2017, p. 99-114.
CROUCH, C. H..; MAZUR, E. Peer Instruction: Ten years of experience and results. American Journal of Physics. Cambridge, v69 n9 p970-77 Set. 2001. Disponível em: http://web.mit.edu/jbelcher/www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf. Acessado em: 4 set. de 2019.
Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24629/3/2015_eve_lvribeiro.pdf. Acessado em: Fev. 2020.
Mazur, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa [recurso eletrônico] Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre. Ed Penso. 2015.
PIANCASTELLI, Carlos Haroldo; FARIA, Horácio Pereira de; SILVEIRA; Marília Rezende da. Grupos em ambientes escolares – equipes – trabalhos em grupos. Texto de Apoio da Unidade Didática I - Seqüência de Atividades I. Disponível em: https://www.colegiosantanna.com.br/formacao/downloads/O%20trabalho%20em%20equipe.pdf. Acessado em: maio 2020.
QUEIROZ, Christina Stephano de. Revista Educação, 2015. Trabalho em grupo traz benefícios para o aprendizado. Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/trabalho-em-grupo-traz-beneficios-para-o-aprendizado/. Acessado em: 8 Out. 2019.
RIBEIRO, Lucas Vitoriano; et al. A importância do uso do seminário como critério avaliativo e de relevância para o processo de aprendizagem. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Anais VI. p 789-801. 2015. Fortaleza, CE
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. (2009). A pesquisa científica. In T. E. Gerhardt, & D. T. Silveira (Coord.). Métodos de pesquisa. (Cap. 2). Porto Alegre: UFRGS.
WIERSEMA, N. How does Collaborative Learning actually work in a classroom and how do students react to it? A Brief Reflection. 2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED464510.pdf Acessado em: maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Hênio Delfino Ferreira de Oliveira, Lucas de Souza Bombardi, Ingrid Johanna Ribeiro dos Santos, Eduarda do Santos de Sousa, Ana Clara Medeiros Scharnberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Permite o compartilhamento, adaptação e uso para quaisquer fins, inclusive comerciais, desde que feita a devida atribuição aos autores e à Revista Sítio Novo.
Os autores declaram que o trabalho é original, não foi previamente publicado em parte ou no todo, exceto em servidores de preprints reconhecidos, desde que declarado, e que nenhum outro manuscrito similar de sua autoria está publicado ou em processo de avaliação por outro periódico, seja impresso ou eletrônico.
Declaram que não violaram nem infringiram nenhum tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável.
Os autores mantêm os direitos autorais dos manuscritos publicados nesta revista, permitindo o uso irrestrito de seu conteúdo, desde que citada a autoria original e a fonte da publicação.