Histórico da inclusão escolar da pessoa com deficiência

Autores

  • Gláucia do Carmo Xavier Instituo Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3133-7354
  • Valéria Maria da Silveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG)

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.286-305p

Palavras-chave:

Histórico. Inclusão. Pessoa com deficiência. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem por escopo o estudo sobre os marcos legais acerca da inclusão da pessoa com deficiência na educação brasileira. Para isso, foram elencados os principais dispositivos criados no âmbito mundial e nacional que tratam a temática inclusiva. O objetivo foi identificar, por intermédio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, como ocorreu a evolução no processo de inclusão da pessoa com deficiência no espaço escolar brasileiro, além de evidenciar os desafios existentes. A fundamentação da pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica com destaque para os autores Sassaki (2002, 2003), Mantoan (1997, 2001, 2003, 2006) Santos e Barbosa (2016), Seno e Capellini (2019) e  Stainback e Stainback (2006), além de consulta às legislações e coleta de dados em sítios oficiais, o que possibilitou uma análise efetiva acerca desse tema.

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Biografia do Autor

Gláucia do Carmo Xavier, Instituo Federal de Minas Gerais

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG (2016) e mestre em Educação, também pela PUC-MG (2008). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Sintaxe Gerativa pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF (2019). Possui duas especializações: Psicopedagogia Clínica (2006) e Psicopedagogia Institucional (2007). É licenciada em Letras pelo UNI-BH (2002) e atualmente cursa Pedagogia. Desde 2010, é professora, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente, é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Ao longo dos 20 anos como professora, atuou em diversos segmentos, desde a Educação Infantil à Pós-graduação. Atualmente, leciona para ensino médio técnico integrado, graduação, especialização em Gestão Pública, Especialização em Docência (EaD) e para o Mestrado Profissional PROFEPT. É líder do grupo de pesquisa GEPET (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica). É organizadora e autora de três obras acadêmicas, sendo duas delas sobre Teoria Gerativa. É autora do livro infantil Bia e a Diabetes, o único livro infantil paradidático, no Brasil, sobre diabetes. Os principais interesses de pesquisa, em Linguística, voltam-se para a Teoria Gerativa e estudos sobre aspecto verbal, advérbios e tipologia verbal. Dedica-se também aos estudos sobre Educação Profissional e Tecnológica e Educação Inclusiva, nos eixos: alunos com necessidades educacionais especiais, relações étnico-raciais e de gênero.

Valéria Maria da Silveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG)

pós-graduanda em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (IFMG). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelo Centro Universitário UNA (2014). Atualmente é auxiliar em administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

XAVIER, Gláucia do Carmo; SILVEIRA, Valéria Maria da. Histórico da inclusão escolar da pessoa com deficiência. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 286–305, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.286-305p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/640. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico