Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: Educação Ambiental em um processo educacional de conscientização

Autores

  • Geraldo Gonçalves Filho
  • Sabrina Guimarães Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.359-376p

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Formação técnica profissional. Resíduos de serviços de saúde.

Resumo

Os resíduos de serviços de saúde (RSS), popularmente conhecidos como lixo hospitalar e frequentemente gerados nas instituições de saúde, podem provocar danos à saúde humana e à natureza se não manuseados e descartados corretamente. O presente estudo objetivou identificar o nível de conhecimento dos alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, ofertados na forma subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, sobre os RSS, bem como verificar se a Educação Ambiental é abordada como tema transversal e como instrumento de conscientização sobre questões ambientais. A pesquisa foi do tipo quanti-qualitativa, descritiva, exploratória e de caráter transversal. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário a 207 estudantes. Os resultados apontaram para um entendimento parcial dos estudantes sobre o manejo dos RSS, particularmente sobre as etapas de classificação, segregação e acondicionamento, fases iniciais e importantes para a continuidade do processo adequado de gerenciamento. Concluiu-se que a fragmentação e desintegração das disciplinas dos cursos, com a concentração do assunto em biossegurança, possam estar contribuindo para essa realidade. Deste modo, sugerimos que a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar nos módulos, assim contribuindo para a formação de futuros profissionais com maior compreensão sobre os impactos ambientais provocados por esses resíduos.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

GONÇALVES FILHO, Geraldo; GUIMARÃES PAIVA, Sabrina. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: Educação Ambiental em um processo educacional de conscientização. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 3, p. 359–376, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.359-376p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/667. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico