Condições socioeconômicas dos estudantes dos Institutos Federais: o caso do Campus Palmas, do IFTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.128-147p

Palavras-chave:

Características Socioeconômicas. Educação Profissional. Estudantes. Institutos Federais.

Resumo

Este artigo objetivou identificar as características socioeconômicas dos estudantes do Campus Palmas, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO). O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica para a definição dos aspectos teóricos e conceituais; pesquisa documental para obter dados e informações sobre aspectos gerais dos Institutos Federais, suas principais áreas de formação profissional, o perfil dos estudantes da rede, bem como os dados sobre a estrutura institucional e administrativa do IFTO, dos seus estudantes e, especificamente, do Campus Palmas. Nas pesquisas de campo, foram aplicados questionários aos estudantes, que definiram suas características socioeconômicas, e, posteriormente, entrevistas com as assistentes sociais do campus, em que se pretendeu avaliar o perfil discente, do ponto de vista social. Durante o estudo, foi constatado um número expressivo de discentes em situação de evasão e retenção na unidade, e se examinaram as políticas de assistência estudantil e as ofertas dos auxílios concedidos. Por fim, com base nos resultados dos questionários, realizaram-se propostas para subsidiar as ações, programas e projetos de assistência ao estudante que contribuam para deter a evasão, facilitar a permanência e melhorar a qualidade de vida e as possibilidades de sucesso na vida profissional do discente.

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Biografia do Autor

Carla Simone Burdzinski, Instituto Federal do Tocantins

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Regional do Noroeste do estado do RS (1999). Especialista em Marketing, em Educação Profissional de Jovens e Adultos e em Jornalismo:Temas Contemporâneos. Atuante em vários cargos de Gestão. Docente há mais de 15 anos com experiência nas áreas de Extensão, Gestão, Marketing, Assessoria de Comunicação, Relações Públicas, Planejamento e Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo e Comunicação Interna. Professora na Área de Gestão e Negócios do IFTO - Campus Palmas. Mestre em Desenvolvimento Regional.

Fernando Negret Fernandez, PROFESSOR DOUTOR UNIALFA

Doutorado em Economia Regional e Urbana e Mestrado emUrbanismo pela UNAM de México.  Pós-doutorado em DesenvolvimentoSustentável. Professor e investigador das Universidades UNAM de México,Nacional da Colômbia, Católica de Brasília e UNIALFA atualmente. Pesquisadorda Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular(Funadesp); Consultor do PNUD, BIRD, BID, Ministério do Meio Ambiente eFNMA.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

BURDZINSKI, Carla Simone; FERNANDEZ, Fernando Negret. Condições socioeconômicas dos estudantes dos Institutos Federais: o caso do Campus Palmas, do IFTO. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 128–147, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.128-147p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/821. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico