Condições socioeconômicas dos estudantes dos Institutos Federais: o caso do Campus Palmas, do IFTO

Carla Simone Burdzinski, Fernando Negret Fernandez

Resumo


Este artigo objetivou identificar as características socioeconômicas dos estudantes do Campus Palmas, do Instituto Federal de Tocantins (IFTO). O estudo se desenvolveu com base em pesquisa bibliográfica para a definição dos aspectos teóricos e conceituais; pesquisa documental para obter dados e informações sobre aspectos gerais dos Institutos Federais, suas principais áreas de formação profissional, o perfil dos estudantes da rede, bem como os dados sobre a estrutura institucional e administrativa do IFTO, dos seus estudantes e, especificamente, do Campus Palmas. Nas pesquisas de campo, foram aplicados questionários aos estudantes, que definiram suas características socioeconômicas, e, posteriormente, entrevistas com as assistentes sociais do campus, em que se pretendeu avaliar o perfil discente, do ponto de vista social. Durante o estudo, foi constatado um número expressivo de discentes em situação de evasão e retenção na unidade, e se examinaram as políticas de assistência estudantil e as ofertas dos auxílios concedidos. Por fim, com base nos resultados dos questionários, realizaram-se propostas para subsidiar as ações, programas e projetos de assistência ao estudante que contribuam para deter a evasão, facilitar a permanência e melhorar a qualidade de vida e as possibilidades de sucesso na vida profissional do discente.

Palavras-chave


Características Socioeconômicas. Educação Profissional. Estudantes. Institutos Federais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.128-147p

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